• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou nesta quarta-feira a descoberta de três novos planetas "extra-solares", ou seja, localizados fora do Sistema Solar. Os astros, que têm tamanhos similares aos de Júpiter, o maior planeta a orbitar o nosso Sol, seriam cerca de 100 mil vezes maiores do que a Terra.

A descoberta foi feita por "super câmeras", instaladas na África do Sul e nas Ilhas Canárias, que monitoram estrelas em todo o céu. Em homenagem ao instituto Wide Angle Search for Planets (Wasp), responsável por coordenar o projeto de "caça aos planetas", que teve a participação de três universidades, os astros foram batizados de Wasp-3, Wasp-4 e Wasp-5.

Segundo o professor Andrew Collier Cameron, da Universidade de St. Andrews, na Escócia, é muito pouco provável que haja vida nesses três novos planetas, onde as temperaturas podem chegar a 2.000ºC.

"Todos os três planetas são similares a Júpter, mas eles estão tão próximos de suas estrelas que o 'ano' ali dura menos de dois dias. Eles têm um dos menores períodos orbitais já descobertos", afirma o cientista, em comunicado. "Estar tão perto de suas estrelas faz com que a temperatura de superfície dos planetas chegue a mais de 2.000ºC, então é improvável que haja vida lá", complementa.

Em setembro, a equipe de Cameron já havia descoberto dois novos planetas na galáxia de Andrômeda, perto da constelação de Delphinus, também fora do Sistema Solar.

Os "caçadores de planetas" do Wasp utilizam robôs equipados com câmeras e instrumentos sensíveis para monitorar estrelas e identificar pequenas sombras que podem indicar a passagem de planetas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]