• Carregando...
Belga pega uma porção do prato nacional favorito, a batata frita, em protesto irônico sobre o vácuo de poder no país | Georges Gobet/AFP
Belga pega uma porção do prato nacional favorito, a batata frita, em protesto irônico sobre o vácuo de poder no país| Foto: Georges Gobet/AFP
  • Infográfico: entenda a situação na Bélgica

Bruxelas - A Bélgica igualou ontem o re­­corde iraquiano de a mais longa crise política dos últimos tempos, com 249 dias sem governo, situação comemorada com ironia pelos belgas, que batizaram a data de a "Revolução da Batata Frita", em homenagem ao prato nacional favorito.

Com cerca de 11 milhões de ha­­bitantes, sede da União Euro­­peia e da Otan, a Bélgica alcançou ontem pouco mais de oito meses de bloqueio político, que teve início depois das eleições de junho de 2010, quando as forças políticas não conseguiram chegar a um acordo sobre a formação de um governo.

O novo governo belga, entretanto, parece cada vez mais distante, à medida que os líderes políticos do norte flamengo e do sul francófono continuam a disputar um acordo de coalizão.

Comícios foram organizados em todo o país, incluindo um strip-tease coletivo de 249 estudantes em Ghent (norte), onde milhares de pessoas participaram das "comemorações".

A imprensa belga também marcou a data com sarcasmo, mas alguns jornais demonstraram preocupação.

O pomo da discórdia é um acordo para reformar o sistema federal, concedendo mais autonomia às regiões de Flanders (norte flamenco) e Valônia (sul francófono), além da capital Bru­­xelas, um enclave bilíngue.

Os manifestantes, que querem a formação de um governo de união para afastar a ameaça de uma secessão do país, inspiraram-se na "Revolução de Jas­­mim" tunisiana para criar a sua "Revolução da Batata Frita". Es­­sencialmente, os belgas querem demonstrar que "não suportam mais o impasse político", além de "enviar uma mensagem antisseparatista e antinacionalista", indicou Michael Verbauwhede, um dos organizadores dos protestos.

Na esperança de forçar os dois lados a um acordo, estudantes belgas planejaram uma série de ações de protesto – incluindo a distribuição nacional de batatas fritas. Antes do recorde iraquiano, os belgas já haviam se consagrado com o mais longo período sem governo da Europa – deixando para trás a Holanda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]