• Carregando...

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse nesta sexta-feira que ele ama a vida e as mulheres e que não vai pedir desculpas por se divertir, depois que novas informações sobre seu envolvimento com garotas e festas rechearam as primeiras páginas dos jornais do país.

Os diários italianos informaram que uma garota marroquina de 17 anos, conhecida como "Ruby", disse a magistrados de Milão que compareceu a festas na residência particular de Berlusconi, em Arcore.

As informações levantaram mais questões sobre a vida privada do primeiro-ministro, cuja mulher, Veronica, o acusou de "ter relações sexuais com menores" e pediu divórcio no ano passado, depois de o premiê ter sido filmado na festa de 18 anos de uma aspirante a modelo.

As informações sobre o que aconteceu nas festas são vagas e variam demais. Berlusconi afirmou que não quer acrescentar detalhes ao que foi dito pela garota, mas não negou tê-la recebido em sua casa.

"Eu estou muito feliz com a minha habilidade de ser um anfitrião, um anfitrião raro, talvez sem igual", afirmou o primeiro-ministro a repórteres em comentários transmitidos pela televisão depois de um encontro de líderes em Bruxelas. "Sou uma pessoa divertida, cheia de vida. Eu amo a vida, eu amo mulheres."

O premiê, que tem 74 anos, afirmou que tem o direito de relaxar depois do trabalho pesado como chefe de Estado, que o obriga a trabalhar 19 horas por dia, sete dias por semana.

"Eu tenho uma vida terrível. Eu tenho uma vida que requer esforços de super-homem," disse. "Eu trabalho como ninguém, até mais de duas e meia da madrugada."

"Se de vez em quando eu sinto a necessidade de uma noite relaxante, de falar algumas piadas, para terapia mental, para tirar todas essas preocupações do meu cérebro, eu acho que isso é parte da minha personalidade e , na minha idade, ninguém pode me fazer mudar meu estilo de vida", afirmou.

Berlusconi disse que ajudou a garota, que teve uma vida difícil, quando ela estava com problemas com a polícia. Ele afirmou que tentou dar abrigo a ela, mas negou ter oferecido dinheiro ou interferido ilegalmente no sistema de justiça.

"Essa pessoa foi apresentada a mim como tendo tido uma vida trágica, e eu decidi ajudá-la, como ajudo qualquer um que entra em contato comigo, quando posso", disse. "Não dei carro a ela, todas essas coisas que não existem."

Berlusconi nunca tentou esconder sua vontade de estar ao lado de jovens mulheres, mas as reações a essas atitudes têm variado entre preocupações sobre a credibilidade política italiana e a gozação total.

O assunto surgiu depois de um escândalo sobre a coleta de lixo em Nápoles e levantou questões sobre o governo como um todo.

"A primeira coisa tem a ver com a habilidade de Berlusconi de continuar a exercer seu papel institucional com a necessária serenidade e eficiência", escreveu o diário Il Sole 24 Ore em editorial.

A oposição aproveitou as informações para dizer que o premiê perdeu toda a sua credibilidade.

"Berlusconi deve renunciar", disse Luigi Zanda, vice-líder do Partido Democrático, de centro-esquerda, no Senado. "Ele está superando os limites do decoro esperado para um primeiro-ministro."

O Partido dos Valores da Itália, liderado pelo magistrado anticorrupção Antonio di Pietro, disse estar estudando apresentar uma moção de desconfiança contra Berlusconi no Parlamento.

A popularidade de Berlusconi, que se reduziu bastante depois de um escândalo envolvendo garotas, no ano passado, vem caindo continuamente em decorrência do aumento do desemprego, divergências na coalizão de governo e vários escândalos de corrupção.

Berlusconi diz que esta última crise foi deliberadamente provocada pela oposição de esquerda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]