• Carregando...

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Félix, embarca na madrugada desta terça-feira (26) para o Haiti. Ele vai instalar um gabinete de crise do governo brasileiro no país, devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro. O objetivo é melhorar o fluxo de informações para que sejam definidas as prioridades para a ajuda humanitária aos haitianos.

O gabinete que será instalado pelo general terá integrantes dos ministérios da Defesa, das Relações Exteriores, da Saúde e funcionários da Secretaria de Defesa Civil Nacional, ligada ao Ministério da Integração Nacional.

Os funcionários do governo que estiverem no Haiti terão comunicação direta com o gabinete de crise coordenado pelo GSI no Brasil e ajudarão a eleger as prioridades para a ajuda humanitária.

O general Félix também deve receber um relato completo da situação no Haiti e do trabalho dos brasileiros enviados até agora para ajudar nas buscas de desaparecidos e na distribuição de alimentos e de água no país. Quando retornar, o ministro deve fazer um relato do que viu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Brasil instalará 10 Unidades de Pronto Atendimento

o modelo de atenção saúde básica desenvolvido no Rio de Janeiro por meio das chamadas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), será levado capital Haitiana, Porto Príncipe, para ajudar na reestruturação da saúde local.

A informação foi dada nesta segunda (25) pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão, que participou no Rio de Janeiro, ao lado do governador Sergio Cabral, da inauguração da UPA de São Gonçalo, na região metropolitana. Segundo ele, serão instaladas dez unidades na capital do Haiti.

O Brasil está tendo papel fundamental na reconstrução do país, e esse projeto é tão bom que [com ele] nós também vamos ter papel fundamental da reestruturação do Haiti. Vamos levar dez unidades que são suficientes para atender 3 milhões de habitantes na capital, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]