A vice-presidente Kamala Harris (L) e o presidente Joe Biden se reúnem com membros do gabinete e conselheiros de imigração na Casa Branca em 24 de março de 2021 em Washington, DC.
A vice-presidente Kamala Harris (L) e o presidente Joe Biden se reúnem com membros do gabinete e conselheiros de imigração na Casa Branca em 24 de março de 2021 em Washington, DC.| Foto: Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

Nesta quarta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, indicou sua vice, Kamala Harris, para supervisionar os esforços diplomáticos dos EUA relacionados à fronteira EUA-México e as causas do aumento de migrantes que estão entrando no país. Biden disse que o objetivo de Harris será conter o fluxo de migração da América Central para a fronteira e trabalhar para implementar uma estratégia de longo prazo que aborde as causas profundas da migração.

Biden também afirmou que o aumento de migrantes na fronteira sul do país começou sob o governo Trump: "Este novo surto com o qual estamos lidando agora começou com o último governo, mas é nossa responsabilidade lidar com isso de maneira humana", disse Biden ao se reunir com seu secretário de Segurança Interna, Xavier Becerra, e outros importantes conselheiros de imigração.

Os republicanos, por sua vez, acusam Biden de ter desfeito as rígidas políticas de fronteira de Trump, o que acabou por atrair os imigrantes para os Estados Unidos.