O secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, e o vice-primeiro-ministro de Taiwan, Shen Jong-chin visitam uma fábrica de máscaras na ilha.
O secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, e o vice-primeiro-ministro de Taiwan, Shen Jong-chin visitam uma fábrica de máscaras na ilha.| Foto: AFP

A China conduziu exercícios militares nas proximidades de Taiwan enquanto o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, cumpria visita diplomática em Taipei, informou o jornal South China Morning Post, de Hong Kong. Segundo a publicação, o treinamento do Exército de Libertação do Povo (PLA) realizado no Estreito de Taiwan, que separa o continente da ilha, serviu como um “alerta” àqueles que são favoráveis à independência do território.

Azar chegou a Taiwan no domingo (4) para uma visita de quatro dias. Trata-se da primeira visita de um alto funcionário do governo norte-americano à ilha desde que Washington cortou relações com Taipei em 1979, em favor de Pequim. Nos últimos anos, entretanto, enquanto a tensão cresce entre EUA e China, os norte-americanos vêm fortalecendo seu relacionamento com Taiwan

Caças da China continental cruzaram o Estreito de Taiwan na segunda-feira (10), em uma manobra que pareceu provocativa. Já na quarta-feira (12) o presidente da ilha, Tsai Ing-wen, disse que o território precisa aumentar suas defesas a fim de proteger sua democracia da “coerção” de Pequim. No fim de julho, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, já havia afirmado que as forças militares da China estão se preparando para atacar a ilha.