Durban foi a cidade mais atingida pelas enchentes na província de KwaZulu-Natal, leste da África do Sul.
Durban foi a cidade mais atingida pelas enchentes na província de KwaZulu-Natal, leste da África do Sul.| Foto: Stringer/EFE/EPA

O número de mortes devido às graves inundações na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul, aumentou neste sábado com mais três mortes, chegando a um total de 398, e pelo menos 27 pessoas ainda estão desaparecidas, informaram fontes oficiais. As equipes de emergência continuam trabalhando na área devastada, que está novamente em alerta devido à previsão de fortes chuvas e ventos. As autoridades locais, que descreveram este desastre como um dos momentos “mais sombrios” da história da província, estimam que cerca de 40 mil pessoas tenham sido afetadas pelas inundações desde o início das chuvas torrenciais na última segunda-feira. Também estimam que 3.937 casas foram totalmente destruídas e 8.039 parcialmente danificadas.

A região mais afetada é a área de Durban, que é a maior cidade de KwaZulu-Natal e a terceira maior da África do Sul. As infraestruturas de eletricidade, água corrente e muitos centros médicos foram severamente danificados. Segundo cálculos de Mxolisi Kaunda, prefeito de Durban, só naquele município o prejuízo foi quantificado na quinta-feira em 757 milhões de rands (cerca de 50 milhões de euros).