Ilhas Galápagos, no Equador, corre risco de ser afetada por tsunami provocado por vulcão de Tonga.
Ilhas Galápagos, no Equador, corre risco de ser afetada por tsunami provocado por vulcão de Tonga.| Foto: Wikimedia Commons

O Centro Nacional de Alerta de Tsunamis do Equador emitiu neste sábado um alerta de tsunami para a ilha de Santa Cruz, no centro do arquipélago de Galápagos, após identificar perturbações marinhas como consequência da erupção vulcânica em Tonga, no Pacífico Sul.

"De acordo com os registros de marés de Santa Cruz e Baltra (ilhas Galápagos), neste momento há perturbações no mar geradas pela erupção vulcânica que têm chegado às costas das ilhas Galápagos desde as 11h43 locais", anunciou o Centro Nacional de Tsunamis do Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha (Inocar).

A entidade também afirmou pelo Twitter que "variações significativas no nível do mar são registradas em Baía Academia, na ilha de Santa Cruz, motivo pelo qual é emitido um aviso de tsunami para Puerto Ayora", a capital da ilha.

O Centro informou que "para o resto dos locais nas ilhas Galápagos, o estado de observação do tsunami é mantido, assim como para a costa continental do país", localizada a cerca de mil quilômetros a leste do arquipélago.

"Outros pontos do continente e da costa insular poderão sofrer perturbações semelhantes, que serão comunicadas em devido tempo", acrescentou a nota.

O Inocar relatou horas antes que ainda estudava a ameaça de um tsunami gerado pela ação de um vulcão submarino no Pacífico Sul. A erupção violenta perto de Tonga desencadeou um tsunami que atingiu a costa da nação insular e também fez soar o alarme em outros países da região oceânica.