Pessoas protestaram em Madri neste domingo (12) contra a precarização da saúde pública na Espanha.
Pessoas protestaram em Madri neste domingo (12) contra a precarização da saúde pública na Espanha.| Foto: Reprodução/Redes Sociais

Milhares de pessoas participaram neste domingo (12) de manifestações na Espanha, a principal delas em Madri, contra a privatização da saúde pública e para exigir que os governos apliquem mais recursos no setor.

Na capital espanhola, segundo números oficiais, cerca de 250 mil estiveram em uma mobilização convocada por 74 organizações sociais e amplamente apoiada por sindicatos e partidos de esquerda. De acordo com os manifestantes, os serviços públicos de saúde estão se deteriorando devido aos cortes de recurso. Os setores mais atingidos seriam os de cuidado primário, como atendimento de emergência. Haveria falta de médicos e profissionais de saúde, além de problemas de infraestrutura.

Nos protestos, os participantes pedem pede a revogação de leis que permitem a privatização dos serviços de saúde e a contratação de profissionais terceirizados.  Eles também apoiam a greve dos médicos que começou em dezembro, convocada por um sindicato de saúde.