Secretário de Defesa Lloyd Austin pediu desculpas e determinou investigação sobre o caso
Secretário de Defesa Lloyd Austin pediu desculpas e determinou investigação sobre o caso| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

Os Estados Unidos admitiram nesta sexta-feira (17) ter cometido um “trágico erro” em um ataque com drones em Cabul que causou a morte de dez civis, sete deles menores de idade, no dia 29 de agosto. O secretário de Defesa, Lloyd Austin, disse em comunicado que o Comando Central americano o informou de manhã que o ataque tinha como alvo uma ameaça “iminente” ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai, na capital afegã, mas acabou se revelando um erro e matou civis.

O drone atingiu um veículo que as forças dos Estados Unidos pensavam conter militantes do grupo terrorista Estado Islâmico, quando na verdade estava sendo conduzido por Zemari Ahmadi, um funcionário de uma ong americana.

“Em nome do Departamento de Defesa, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias daqueles que foram mortos, incluindo as do senhor Ahmadi e do pessoal da Nutrição e Educação Internacional, a empresa do senhor Ahmadi”, afirmou Austin. “Pedimos desculpas e vamos nos esforçar para aprender com este erro horrível”, disse o secretário de Defesa, que acrescentou que ordenou ao Comando Central que abra uma investigação completa sobre o caso.