A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.| Foto: Reprodução / Twitter

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou neste sábado (8) a compra de um lote com até 1,8 bilhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid para a União Europeia. O anúncio foi feito por meio de um post de Ursula nas redes sociais.

“Ao assegurar até 1,8 bilhão de doses no novo contrato com a BioNTech e a Pfizer estamos reforçando nossa preparação para os anos que virão. A Europa continuará aberta. Vamos continuar exportando vacinas, porque a vacinação é a saída para esta pandemia”, escreveu.

O compromisso de compra anunciado por ela neste sábado é o terceiro firmado entre o bloco e os laboratórios – os dois contratos anteriores garantem o envio de outras 600 milhões de doses da vacina. Especialistas calculam que o novo contrato, se cumprido à risca, garantiria as duas aplicações do imunizante a todos os 445 milhões de habitantes da União Europeia – e ainda sobraria uma quantidade significativa do imunizante, que demonstrou ter uma taxa de eficácia bastante alta contra casos sintomáticos e assintomáticos da Covid.