Extinction Rebellion
Ativistas durante um protesto do grupo de ação sobre mudanças climáticas Extinction Rebellion (XR)| Foto: Fabrice COFFRINI/AFP

O ativista Roger Hallam, fundador do grupo ambientalista radical Extinction Rebellion, provocou o repúdio dos alemães ao dizer, em entrevista ao Die Zeit, que o "genocídio nazista foi só uma merda a mais na história da humanidade" e que "o assassinato de 6 milhões de judeus foi simplesmente um dos muitos genocídios e outro impropério na história da humanidade".

"O ponto é que, em nossa história, milhões de pessoas foram regularmente assassinadas em condições terríveis", alegou Hallam. "Os belgas chegaram ao final do século XIX no Congo e o dizimaram", exemplificou.

Após as declarações, ele foi acusado por alguns políticos alemães de relativizar o Holocausto ao argumentar que sua importância foi exagerada. O próprio Extinction Rebellion na Alemanha repudiou as declarações de Hallam em um comunicado publicado no Twitter. "O Extinction Rebellion Berlim distancia-se explicitamente de Roger Hallam e de suas declarações relativizando o Holocausto. A aniquilação sistêmica de milhões não pode e não deve ser menosprezada ou normalizada. Nunca. Temos tolerância zero ao anti-semitismo".