Cooperação EUA-Índia
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo (D), cumprimenta o ministro indiano de Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar| Foto: Alex Edelman/AFP

Estados Unidos e Índia fortaleceram laços militares em acordos firmados nesta quarta-feira (18) para facilitar a transferência de tecnologia e aumentar o comércio de defesa entre os dois países.

Ao comunicar a decisão, o Departamento de Estado dos EUA exaltou "os níveis sem precedentes de cooperação entre os militares dos EUA e da Índia", possibilitados por exercícios militares conjuntos - como o Tiger Triumph, realizado em novembro - maior compartilhamento de informações e maior comércio de defesa entre eles.

O acordo de transferência de tecnologia de defesa, conhecido como Anexo de Segurança Industrial, "permitirá uma transferência regular de tecnologia e informações classificadas entre entidades privadas dos EUA e da Índia", disse o ministro de Defesa da Índia, Rajnath Singh. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, falou ainda que os dois países finalizaram três acordos no âmbito da Iniciativa Comercial e Tecnológica de Defesa, que "aumentarão nossa capacidade de coproduzir e codesenvolver tecnologias críticas".

No ano passado, a Índia fechou um contrato com a Rússia no valor de US$ 5,43 bilhões para a compra de sistemas antiaéreos S-400, que devem ser entregues em 2025.