Porto de Fujairah, no leste dos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde as recentes tensões entre o Irã e os Estados Unidos afetaram o movimento no Golfo de Omã, perto do estratégico Estreito de Ormuz| Foto: KARIM SAHIB/AFP

O Irã afirmou nesta quarta-feira (17) que prestou socorro a um petroleiro estrangeiro que havia apresentado problemas no Estreito de Ormuz. O Riah, de uma empresa com sede nos Emirados Árabes Unidos, desapareceu em águas iranianas no sábado (13), levantando especulações de que poderia ter sido apreendido pelo Irã.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Mousavi, disse que o petroleiro foi abordado pelas forças iranianas depois de enviar um chamado de socorro e foi rebocado para as águas iranianas para reparos. Os dados de rastreamento mostraram que o navio estava a caminho de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, antes de parar de transmitir sua posição na costa da ilha Qeshm, no Estreito de Ormuz, uma das mais importantes rotas de comércio de petróleo do mundo.