Líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn deve se afastar do comando do partido após derrota eleitoral
Líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn deve se afastar do comando do partido após derrota eleitoral| Foto: TOLGA AKMEN/AFP or licensors

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, pediu desculpas neste domingo (15) pela derrota esmagadora do partido nas eleições gerais britânicas, mas defendeu sua campanha, que falhou em ressoar com a base da classe trabalhadora. Corbyn prometeu se afastar do comando do partido. "Sinto muito por termos falhado e assumo minha responsabilidade por isso", escreveu em uma carta publicada no jornal de esquerda britânico Sunday Mirror. Ele defendeu, porém, a campanha realizada. "Estou orgulhoso de que, por mais baixo que nossos oponentes fossem, recusamos nos juntar a eles na sarjeta", escreveu. "E tenho orgulho de que nossa mensagem tenha sido de esperança, e não de medo", acrescentou.

O Partido Conservador do primeiro-ministro britânico Boris Johnson conquistou 365 dos 650 assentos na Câmara dos Comuns nas eleições da última quinta-feira (12). O Partido Trabalhista ficou com 203 cadeiras, o pior número desde 1935. Depois de sofrer críticas de dentro de seu próprio partido após o derrota eleitoral, Corbyn disse que deixará o cargo após um "período de reflexão". Manobras para substituí-lo já começaram. O processo de escolha de um substituto começará no início do próximo ano, mas alguns pedem a renúncia imediata do líder. Pelo menos um sucessor em potencial se apresentou no domingo. A legisladora trabalhista Lisa Nandy disse à BBC que está "pensando seriamente"em se candidatar como próximo líder do partido.