macron
O presidente francês, Emmanuel Macron| Foto: Ludovic MARIN/AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, criticou nesta quinta-feira (4) a falta de informações sobre as vacinas chinesas contra o novo coronavírus, demonstrando preocupação de que elas poderiam até mesmo estimular o surgimento de novas variantes do vírus se não forem eficazes. "O que isso significa é que a médio e longo prazo é quase certo que, se essa vacina não for apropriada, ela facilitará o surgimento de novas variantes, mas de forma alguma consertará a situação desses países", disse Macron em um evento da organização Atlantic Council, afirmando que não tem "absolutamente nenhuma informação" sobre os testes das vacinas da Sinovac e da Sinopharma.

Nesta semana, a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu que as fabricantes chinesas apresentem todos os dados sobre as vacinas desenvolvidas se quiserem que elas sejam aprovadas pelo órgão regulador de medicamentos da União Europeia. Estudos feitos pelo Instituto Butantan no Brasil mostram uma eficácia geral de 50,3% da vacina chinesa Coronavac, desenvolvida pela Sinovac. Após a divulgação destes dados, a Anvisa autorizou o uso emergencial do imunizante no país em 17 de janeiro.

O presidente francês também disse que o "sucesso diplomático" da China em distribuir a vacina globalmente pode ser visto como "um pouco humilhante para nós como líderes (ocidentais)".