A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, em coletiva de imprensa.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, em coletiva de imprensa.| Foto: EFE/EPA/MICHELE TANTUSSI

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, anunciou nesta quinta-feira (31) que estava a caminho da capital da Ucrânia, sem dar mais detalhes por questões de segurança. Metsola será a primeira representante de alto escalão de uma instituição europeia a viajar para a Ucrânia desde que a invasão russa começou, em 24 de fevereiro.

Ela foi precedida em iniciativa semelhante pelos primeiros-ministros da Polônia, Mateusz Morawiecki, da República Tcheca, Petr Fiala, e da Eslovênia, Janez Jansa, que viajaram para Kiev em 15 de março.

O anúncio desta viagem ocorre poucas horas antes da cúpula por videoconferência entre a União Europeia e a China, a quem Metsola pediu que esteja "à altura de seu papel de potência mundial confiável e condene claramente a guerra provocada pela Rússia na Ucrânia".

Em 1º de março, no mesmo dia em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez um discurso em uma sessão plenária extraordinária do Parlamento Europeu em Bruxelas, Metsola afirmou que a Ucrânia poderá encontrar na instituição um "amigo e aliado" em seu caminho até a União Europeia, apenas um dia após a Ucrânia ter solicitado oficialmente a adesão ao bloco comunitário.