mustapha adib
O recém-nomeado premiê do Líbano, Mustapha Adib, fala durante coletiva de imprensa no palácio presidencial em Beirute, em 31 de agosto de 2020| Foto: JOSEPH EID/AFP

O primeiro-ministro designado do Líbano, Moustapha Adib, renunciou neste sábado (26) em meio a um impasse político sobre a formação do governo. O anúncio da saída de Moustapha Adib quase um mês depois de sua nomeação para o cargo lança o Líbano em um cenário de incerteza política. "Pedi desculpas por continuar a missão de formar um governo depois que ficou claro que um gabinete de acordo com as características que estabeleci para ele estaria fadado ao fracasso", afirmou.

O presidente da França, Emmanuel Macron, tem pressionado os políticos libaneses a formar um gabinete composto de especialistas não partidários que possam trabalhar na aprovação de reformas urgentes para tirar o Líbano de uma crise econômica e financeira agravada pela explosão de 4 de agosto no porto de Beirute. O país precisa de assistência financeira, mas a França e outras potências internacionais se recusaram a fornecer ajuda antes que reformas amplas sejam feitas.