O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma entrevista coletiva conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Grécia após suas conversas em Moscou, Rússia, 18 de fevereiro de 2022.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma entrevista coletiva em Moscou, em 18 de fevereiro de 2022.| Foto: EFE/EPA/MAXIM SHEMETOV /

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta sexta-feira (01), durante sua visita oficial à Índia, que houve algum progresso nas negociações sobre o status de neutralidade da Ucrânia, incluindo uma reaproximação de posições sobre a situação nas regiões de Donbass.

"Há algum progresso admitindo a impossibilidade da Ucrânia fazer parte de qualquer bloco", disse o chefe da diplomacia russa sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia. Lavrov também disse que os negociadores encontraram "um entendimento" sobre a situação na disputada região de Donbass.

Lavrov fez as declarações durante sua visita oficial de dois dias à Índia, país que mantém um perfil neutro desde o início da invasão russa da Ucrânia, abstendo-se de condenar a agressão na Assembleia Geral da ONU.

O ministro russo se reuniu com o chanceler indiano, Subrahmanyam Jaishankar, a quem agradeceu a postura neutra no conflito por considerar o assunto "em sua totalidade, não apenas de uma das partes". "Sempre respeitamos o interesse do outro (...) e esse foi o sentido da nossa conversa que abrangeu todas as áreas bilaterais", resumiu o ministro russo, na entrevista coletiva após o encontro.

Além de discutir a situação na Ucrânia, o encontro entre Lavrov e Jaishankar também deve servir para que os dois países desenvolvam mecanismos de pagamento eficazes para dar continuidade às suas transações comerciais, apesar das sanções internacionais que pesam sobre a economia russa.