Profissional da saúde prepara dose de vacina da Pfizer contra Covid-19 em Los Angeles, Estados Unidos, 10 de setembro
Profissional da saúde prepara dose de vacina da Pfizer contra Covid-19 em Los Angeles, Estados Unidos, 10 de setembro| Foto: EFE/EPA/ETIENNE LAURENT

Um comitê da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos EUA, recomendou nesta sexta-feira (17) a aplicação da terceira dose de vacina contra Covid-19 apenas para maiores de 65 anos e pessoas com riscos graves de complicações pela doença.

Dezesseis dos 18 especialistas que compõem o conselho votaram contra a aplicação do reforço para pessoas acima de 16 anos, como está planejando o governo do presidente americano, Joe Biden. A FDA normalmente segue as orientações de seus comitês consultivos, embora não seja obrigada a fazê-lo.

"Não está claro se todos precisam do reforço, exceto um subconjunto da população que claramente estaria sob alto risco de doenças graves", disse o Michael G. Kurilla, membro do comitê e funcionário do National Institutes of Health (NIH). Outro médico disse que, para reduzir os números da pandemia, é preciso vacinar aqueles que ainda não estão imunizados.