Novo procurador-geral da Ucrânia, Ruslan Ryaboshapka
Novo procurador-geral da Ucrânia, Ruslan Ryaboshapka| Foto: Sergei CHUZAVKOV/AFP

O novo procurador-geral da Ucrânia, Ruslan Ryaboshapk, disse nesta sexta-feira (4) que seu escritório conduzirá uma espécie de auditoria de uma investigação sobre a Burisma, uma empresa ucraniana de gás onde Hunter Biden, filho do candidato democrata Joe Biden, era membro do conselho.

Uma investigação criminal contra a empresa foi encerrada em 2016, mas o presidente Donald Trump alega que foi por causa da pressão do então vice-presidente dos EUA, Joe Biden. Trump insiste que a Ucrânia abra uma nova investigação. Entenda qual a ligação dos Biden com a Ucrânia.

Ryaboshapka disse que está ciente de pelo menos 15 investigações que podem ter afetado a Burisma, seu proprietário Nikolai Zlochevsky, um associado chamado Serhiy Zerchenko e Biden, e que tudo será revisto. Ele disse que nenhum funcionário estrangeiro ou ucraniano entrou em contato com ele para solicitar essa auditoria, que não marca a reabertura da investigação, mas pode dar tempo à Ucrânia para lidar com a Casa Branca, segundo analistas.