Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, afirmou que as pessoas terão que “esperar para ver” se a nova variante identificada na Índia é mais transmissível
Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, afirmou que as pessoas terão que “esperar para ver” se a nova variante identificada na Índia é mais transmissível| Foto: Twitter/Boris Johnson

O Reino Unido vai começar a distribuir testes de porta em porta em duas cidades do norte da Inglaterra neste sábado (15), na tentativa de conter a nova variante do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia. O governo convocou funcionários da área da saúde e o apoio do exército para a medida, já que os novos casos dessa cepa mais do que dobraram em uma semana e agora ameaçam os planos de flexibilização das restrições no próximo mês.

Embora ainda não esteja claro, consultores científicos do país dizem que a variante parece ser mais transmissível do que a do Reino Unido, mas ressaltam que não há evidências de que seja mais grave ou de que não possa ser prevenida com as vacinas existentes.

Ontem, em entrevista coletiva, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que não pode garantir que as restrições finais na região sejam atenuadas em 21 de junho. Ele também reiterou que o número de infecções continua “baixo” em todo o país e, por conta da vacinação, o cenário é melhor em comparação ao ano passado. No entanto, ele afirmou que as pessoas terão que “esperar para ver” se a nova variante identificada na Índia é mais transmissível e aguardar por mais evidências de que os imunizantes reduziram os riscos de hospitalizações e mortes.