ira eua prisioneiros
Dias antes, o governo americano havia liberado o cientista americano Sirous Asgari, que chegou ao Irã nesta quarta-feira (3)| Foto: IRIB TV/AFP

Um veterano da Marinha americana que estava detido no Irã foi libertado e está retornando aos Estados Unidos nesta quinta-feira (4), informou o presidente Donald Trump, que comemorou a notícia. Michael White, 48, foi preso em 2018 durante uma visita ao país persa, porém o regime iraniano só informou que havia detido o cidadão americano em janeiro de 2019. Ele foi condenado a 13 anos de prisão por insultar o líder supremo do Irã.

A negociação para a libertação de White foi feita por intermédio da Suíça, que representa os Estados Unidos no Irã, já que o governo americano não tem relações diplomáticas com o país persa. Em março de 2020, White foi liberado da prisão após receber uma licença médica, mas não pôde sair do país. Desde então ele estava sob custódia da embaixada suíça.

A notícia sobre o retorno do ex-militar aos EUA ocorre dias depois que o governo americano deportou um cientista iraniano que estava preso no país. Três cidadãos americanos continuam detidos no Irã: Morad Tahbaz, Baquer Namazi e Siamak Namazi.