• Carregando...
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba| Foto: EFE/EPA/OLIVIER HOSLET

Terminou sem acordo uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e Rússia, Sergey Lavrov, realizada na manhã desta quinta-feira (10), na Turquia.

Em pronunciamento à imprensa após o encontro, o diplomata ucraniano disse que a negociação por um cessar-fogo de 24 horas para a retirada de civis não avançou. Kuleba afirmou que as exigências da Rússia são, em última instância, a rendição de Kiev, o que “não conseguirá”.

"A narrativa ampla que me transmitiu é que seguirá seu ataque, até que a Ucrânia aceite suas reivindicações. E essa demanda é a rendição, e isso não é aceitável", ressaltou.

Segundo Kuleba, Lavrov não se comprometeu com o corredor humanitário em Mariupol, cidade ucraniana com a situação mais delicada neste momento.

Kuleba disse que, para Lavrov, os assuntos deverão ser debatidos através de outras vias, em encontros realizados em um nível político de menor escalão, como os que acontecem entre representantes russos e ucranianos em Belarus. A reunião entre os chanceleres foi a de mais alto escalão desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia, duas semanas atrás.

O chanceler da Ucrânia disse estar disposto a participar de novos encontros nesse formato, em busca de uma solução para as questões humanitárias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]