• Carregando...
Manifestantes bloqueiam ruas em protestos no Chile
Manifestantes bloqueiam ruas em protestos no Chile| Foto: RODRIGO ARANGUA/AFP

A questão se instalou desde o primeiro dia, quando grupos organizados de estudantes do ensino médio pulavam as catracas de algumas estações de metrô. Isso aconteceu por ocasião de um aumento na passagem, equivalente a quatro centavos de dólar - novo custo que não afeta os alunos, pois eles desfrutam de uma tarifa reduzida. No entanto, foi a faísca que acendeu o pavio.

Em um contexto de sucessivos aumentos anteriores na passagem de adultos, deve-se ter em mente que em Santiago - e da mesma forma em outras grandes cidades - os grandes locais de trabalho estão muito longe dos locais de residência populares, que, além de exigir um excessivo tempo diário de viagem, de e para o local de trabalho, exige o desembolso de uma quantia diária de dinheiro muito pesada para os baixos salários de pelo menos metade da população. Isso explica porque não faltaram grupos de pessoas para aplaudir com entusiasmo a pirueta juvenil evasiva que testemunharam.

Esse foi o prelúdio do caos que se estabeleceu no dia seguinte e que, embora não tenha mais a mesma força, continua até agora. Destruição e até alguns casos incêndios, ou pelo menos inutilização, de 77 das 136 estações da rede de metrô da capital; saques e incêndios de quase 500 supermercados e shopping centers, inclusive os pequenos, especialmente farmácias, prédios públicos e, é claro, todos os tipos de mobiliário urbano, como bancos, sinais de trânsito, semáforos, etc.

Há proporcionalidade? Certamente que não.

As causas desse fenômeno de crueldade destrutiva popular são complexas e, até que estudos sérios não surjam a esse respeito, apenas se podem enumerar as que vêm sendo formuladas por colunistas da imprensa, analistas de políticas, painelistas e comentaristas.

A raiva acumulada é o motivo mais consensual. Rancor soterrado progressivo da grande massa que vive com muito esforço de seu trabalho diário. Muitos fizeram progressos e superaram significativamente a pobreza nos últimos 30 anos, mas agora, tendo formado uma nova e enorme classe média, tiveram que se contentar em apenas testemunhar como empresários, consórcios ou grandes investidores têm acumulado, de maneira imprudente e descarada, enorme riqueza, concentrando em pouquíssimas mãos não apenas um poder econômico que machuca e provoca, mas também grandes benefícios de todos os tipos com os quais nossa civilização nos surpreende todos os dias. Por uma razão ainda mais forte, essa situação prejudica um núcleo menor, estimado em cerca de 10%, que nunca conseguiu sair da pobreza; mas são aqueles que conseguiram isso através de décadas sucessivas de boas taxas de crescimento econômico que hoje estão angustiados com sua grande precariedade. Uma doença grave, uma dor repentina, uma dívida impagável ou um acidente incapacitante são tidos como causas inevitáveis ​​do retorno à pobreza. Essa insegurança causa uma tensão angustiante e permanente.

Portanto não é, aparentemente, que a grande massa de condição econômica média viva mal. Ela vive com medo, inquieta, prisioneira de um sentimento de insegurança mortificante e, ao mesmo tempo, consciente de sua desintegração social como resultado de uma desigualdade escandalosa.

Daí os pedidos: pensões decentes - não faço por mim, faço por minha mãe, dizia o cartaz de uma aluna; saúde pública oportuna e acessível, sem ter que morrer esperando sua vez pela cirurgia ou o início de um tratamento de alto custo cujas listas de espera levam anos; educação gratuita e de qualidade, que liberte os estudantes de passar longos anos pagando um crédito para estudar em uma universidade; salário mínimo suficiente, que permita resolver as necessidades básicas sem ter que recorrer a dívidas de empréstimos gigantes dos quais nunca se consegue sair e que se sobrepõem um após o outro até a asfixia de quem é obrigado a contratá-los; custo razoável de acesso a serviços básicos de energia e água potável, etc.

É então a única grande causa? Certamente que não. Embora seja definitivamente a que aparece como a principal.

Devemos distinguir dois tipos de manifestantes nas marchas, que são convocadas pelas redes sociais e sem nenhuma identificação pessoal ou institucional. Há uma grande massa - provavelmente perto de 90% - que protesta fortemente e às vezes até com características carnavalescas, mas de forma pacífica, que embora já tenha diminuído em número, chegou a congregar centenas de milhares de pessoas e, às vezes, até superou um milhão de manifestantes. E, por outro lado, um grupo muito agressivo de pessoas violentas - fala-se em cerca de cinco ou seis mil - que destrói sistematicamente, incendeia e saqueia, é sem escrúpulos incentivado pela impunidade que dá origem à magnitude da massa mobilizada. São eles que, dia após dia, brigam com a polícia assim que cruzam uma linha de restrição ou iniciam a instalação de uma barricada precária que impede o tráfego.

Quem são? Para alguns, marginais. Simplesmente criminosos que se aproveitam das perturbações nas ruas. Para outros, o núcleo duro, que acumula um maior grau de ressentimento e frustração. E, finalmente, para um terceiro grupo de formadores de opinião, eles são agitadores organizados que buscam estabelecer o caos, movidos por suas próprias convenções ideológicas de cunho anarquista, ou mesmo obedecendo a ideais revolucionários de inspiração estrangeira. A organização planejada deixa sua marca no ataque simultâneo de inúmeras estações de metrô, na presença de aceleradores de combustão, no carregamento de pedras em carrinhos de supermercado, na sequência distópica de chamadas que estão dando um "programa" aos manifestantes e isso força a polícia a dividir suas forças em um triângulo geográfico de vinte ou mais quilômetros por vértice etc.

O fenômeno é complexo, sem dúvida. Primeiramente o Chile se viu surpreendido, desconcertado e confuso, mas até agora nunca ficou radicalmente paralisado.

Essa mesma sequência parece ter experimentado o governo e todo o establishment político, incluindo a oposição.

Mas já existem reações. Lentos, insuficientes, polêmicos e atrasados, mas objetivos, etapas e prazos para conquistas sociais significativas ou pelo menos paliativas estão começando a ser traçados. Ao mesmo tempo, foram projetadas fontes de financiamento que não mergulham o país em uma inflação desencadeada (emissão), nem em uma dívida externa que nos sufoque por décadas. Entre elas, o governo se abriu para a aplicação de impostos que, tentando não aumentar grandes capitais e investimentos, tributem os bens dos mais ricos.

Por outro lado, a ideia de uma nova constituição também abre caminho, mesmo para o atual presidente e os partidos do governo, que começam a pensar em suas grandes questões; quem e com que mandato eles o elaboram e, finalmente, quem o aprova.

"Não soubemos como tirar proveito do crescimento econômico para melhor distribuir seus benefícios", disse recentemente o presidente chileno Sebastián Piñera. "Devemos dar e que nos doa", um líder empresarial sênior proclamou parafraseando o padre Hurtado.

É um bom ponto de partida, mas será suficiente? Talvez consiga devolver a esperança à grande massa, na medida em que os acordos políticos benéficos venham sendo concretizados, mas talvez não seja suficiente para brecar grupos pequenos, anárquico-violentos, que mostraram sua face com força nos últimos dias, buscando a violência pela violência.

A situação é líquida. Existe pessimismo. Parecem válidas as palavras com as quais um jornalista chileno de destaque costuma terminar seus comentários internacionais: "Existe perigo amigos, muito perigo, não se exponham, tomem cuidado".

*Pedro Garcés Troncoso é bacharel em Filosofia, mestre em Teologia e é professor de Ética (aposentado) da Universidade Católica de Valparaíso, no Chile.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]