Um ano após o início de uma onda de agitação social em massa, os chilenos votam neste domingo em um plebiscito para mudar a Constituição do país, redigida na época da ditadura e vista como o alicerce das desigualdades no país| Foto: PEDRO UGARTE/AFP
Ouça este conteúdo

Os chilenos vão às urnas neste domingo (25) para escolher se continuam com a atual Constituição do país, escrita durante a ditadura de Augusto Pinochet, mas considerada um dos pilares pelos quais o Chile alcançou estabilidade econômica, ou se preferem formar uma constituinte para redigir um novo texto na tentativa de diminuir as desigualdades sociais no país. Em 5 pontos, entenda o processo e o que está em jogo neste plebiscito.

CARREGANDO :)

Por que a constituição chilena está em debate?

CARREGANDO :)

O plebiscito sobre a Constituição foi o resultado político mais importante dos protestos contra a desigualdade social que estouraram no país em novembro de 2019 – a maior agitação civil desde a restauração da democracia chilena em 1990, cuja a repressão policial deixou 23 mortos e mais de dois mil feridos.

Os manifestantes passaram a ver a possibilidade de uma nova Constituição como uma maneira de mudar a sociedade de forma mais perene, garantindo mais direitos aos chilenos em questões relacionadas à educação, saúde, pensão e salários. Outra questão importante em relação ao debate é que a atual Constituição do Chile foi redigida em 1980, durante a ditadura militar de Augusto Pinochet.

Publicidade

Para colocar um fim aos protestos – violentos em muitas vezes, com vários casos de vandalismo, incêndios, inclusive em igrejas – o Congresso chileno concordou, em 15 de novembro de 2019, em ouvir o que a população pensa sobre a Constituição. Com isso, foi estabelecido o plebiscito, inicialmente marcado para abril de 2020, mas que, por causa da pandemia de Covid-19, foi adiado para este domingo, 25 de outubro.

O que vai ser perguntado à população?

Serão duas perguntas. A primeira é se os eleitores chilenos realmente querem uma nova Constituição. Na cédula de votação aparecem duas opções de resposta: aprovo e rejeito.

A segunda questão é sobre como o eleitor acha que uma nova Constituição deveria ser formulada, independente de como ele votou na primeira pergunta: “Que tipo de órgão deve escrever a Nova Constituição?”. Nesse caso também há duas opções de resposta: uma assembleia constitucional ou uma assembleia constitucional mista.

A assembleia constitucional “pura” é integrada exclusivamente por membros eleitos pelo voto popular para escrever o novo texto. Ela seria composta por 155 cidadãos chilenos – 50% de mulheres, devido a uma lei aprovada em março – eleitos para esta única tarefa.

A assembleia constitucional mista estaria integrada por 172 membros, sendo 86 parlamentares do Congresso e 86 cidadãos eleitos em votação popular – a regra da paridade de gênero, neste caso, se aplicaria apenas aos escolhidos por voto popular.

Publicidade

As opções que tiverem mais da metade dos votos, vencem, independentemente do percentual de participação.

O que acontece se a população votar por uma nova Constituição?

Haverá uma eleição de membros da constituinte em 11 de abril de 2021, junto com as eleições municipais e estaduais do país. O número de eleitos vai depender se a população votou por uma assembleia mista ou “pura”.

Depois que a assembleia constituinte for eleita, ela deve elaborar e aprovar a proposta de texto da nova Constituição no prazo de 9 meses, prorrogável apenas por mais 3 meses. O órgão constituinte deve aprovar as regras, bem como os regulamentos de votação para essas regras, por um quórum de dois terços dos seus membros.

Para que a nova Constituição passe a valer, outro plebiscito será realizado para a ratificação do documento pela população, com voto obrigatório (no plebiscito deste domingo, o voto é voluntário). Se a maioria aprovar, o presidente poderá promulgar a nova Constituição.

Quem é contra, quem é a favor e quais os argumentos?

O presidente chileno, Sebastián Piñera, absteve-se de emitir uma opinião em relação ao assunto, mas a maioria dos políticos oficialistas não quer uma nova Constituição. A campanha pela rejeição da proposta argumenta que reescrever o documento pode levar o Chile ao mesmo caminho de países da América do Sul, como a Argentina, que há décadas sofre com crônicas crises econômicas devido a políticas populistas. Segundo os defensores do "rejeito", uma mudança brusca na Constituição, que salvaguarda o direito à propriedade privada em detrimento do controle estatal, seria um salto no escuro que poderia colocar em risco a estabilidade e o crescimento econômicos do país.

Publicidade

Já a oposição e até mesmo alguns aliados de Piñera defendem que um novo documento seja redigido. Eles argumentam que a Constituição elaborada durante a ditadura de Pinochet faz com que seja quase impossível avanços consistentes na diminuição da desigualdade social no país ao privilegiar a oferta privada de bens sociais como saúde, educação e previdência.

O que dizem as pesquisa de opinião?

As pesquisas de opinião mostram que os chilenos devem votar pela formulação de uma nova Constituição. Os números mais recentes variam entre 65% e 80% em favor do “aprovo”, dependendo do instituto que realizou a pesquisa.

Quanto ao tipo de assembleia que vai escrevê-la, o resultado não está tão claro, mas as pesquisas indicam que a população vai votar na assembleia constitucional “pura”, com o apoio de cerca de 55% dos entrevistados.