i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Religião

China trai seu acordo com o Vaticano

  • PorNina Shea
  • National Review
  • 22/02/2021 19:31
A bandeira nacional da China em frente à Igreja de São José, também conhecida como Igreja Católica de Wangfujing, em Pequim, 22 de outubro de 2020, quando acordo entre Pequim e o Vaticano foi renovado por dois anos
A bandeira nacional da China em frente à Igreja de São José, também conhecida como Igreja Católica de Wangfujing, em Pequim, 22 de outubro de 2020, quando acordo entre Pequim e o Vaticano foi renovado por dois anos| Foto: GREG BAKER / AFP

Pequim discretamente indicou que em breve revogará seu acordo "revolucionário" firmado em 2018 com o Vaticano, que pretendia resolver uma disputa de décadas sobre a nomeação de bispos na China.

Em novembro, pouco depois de trocar notas diplomáticas verbais com Roma para renovar o acordo por mais dois anos, a China o negou completamente em uma seca postagem pública pela burocracia estatal. A ordem nº 15, sobre novas regras administrativas para assuntos religiosos, inclui um artigo sobre o estabelecimento de um processo para a seleção de bispos católicos na China após 1º de maio. O documento não prevê qualquer papel do papa no processo, nem mesmo um direito papal de aprovar ou vetar nomeações episcopais na China, que deveria ter sido a única concessão substantiva ao Vaticano no pacto. É como se o acordo nunca tivesse acontecido.

Renegar um acordo com o Papa Francisco pode não ter tantas consequências quanto derrubar o acordo de "um país, dois sistemas" que deveria garantir a autonomia de Hong Kong após a devolução da cidade pelo Reino Unido à China, mas isso revela o perigo de parcerias internacionais com Pequim.

Em outubro, quando foi anunciada a renovação do acordo por mais dois anos, o Vaticano informou que os "resultados alcançados" até então sob o acordo foram as nomeações de dois novos bispos que tiveram a aprovação papal. O comunicado à imprensa do Vaticano elogiou as nomeações como "um bom começo". "Graças à implementação do Acordo, não haverá ordenações ilegítimas", disse o comunicado, que expressou a alegria de que a Igreja chinesa experimentaria a "unidade" mais uma vez. A ordem nº 15 agora lança sérias dúvidas sobre essas alegações.

Até agora, o Vaticano não comentou sobre a impressionante traição da China. Em 11 de fevereiro, a revista Bitter Winter traduziu o documento para o inglês, permitindo que a Agência Católica de Notícias fizesse um resumo do processo que estabelecido pela China: "A Igreja Católica e a conferência episcopal da China, comandadas pelo Estado, selecionarão, aprovarão e ordenarão os candidatos episcopais - sem menção do envolvimento do Vaticano no processo".

Significativamente, as novas regras exigem que o clero "cumpra o princípio de religião independente e autoadministrada na China". Essa linguagem acompanha uma cláusula de longa data no compromisso de adesão da chamada Igreja Católica Patriótica Chinesa (CPCC), que bispos e padres devem assinar para serem licenciados para o ministério. Isso significa, em termos práticos, que o clero chinês deve ser na verdade independente do Vaticano e, portanto, deve ser apóstata. Em 2019, o Vaticano sugeriu diretrizes, fora do âmbito do acordo, para rejeitar a cláusula. O padre Huang Jintong, de Fujian, foi detido pela polícia e torturado durante quatro dias por seguir as orientações do Vaticano.

As novas regras estipulam que o clero alinhado à CPCC deve apoiar ativamente o Partido Comunista no poder. O artigo 3 exige que eles "apoiem a liderança do Partido Comunista Chinês" e "o sistema socialista", bem como "pratiquem os valores fundamentais do socialismo". As regras também exigem que o clero promova a "harmonia social"; com isso, Pequim quer dizer que eles devem manter a conformidade do pensamento. Em outras palavras, as regras visam transformar as igrejas em mais um braço do regime autoritário chinês.

O cumprimento das normas é garantido por uma regra que determina que aqueles que entram nas igrejas "sejam regulamentados por meio de seleção estrita, verificação de identidade e registro". O registro deve ser rastreado em um novo banco de dados do governo que lista os nomes do clero legal e regula seu comportamento por meio de um sistema de "recompensas" e "punições".

O catolicismo tem profundas raízes históricas na China. Introduzido no país pelo padre jesuíta do século 16 Matteo Ricci, é uma das cinco religiões reconhecidas pelo Estado, e os estimados 12 milhões de católicos da China não estão sujeitos a acusações de separatismo ou terrorismo, como acontece com várias outras minorias religiosas chinesas. Em vez disso, o Partido Comunista da China vê o catolicismo com cautela, como um sistema de crença importada do Ocidente, e visa cooptar a religião por meio da Igreja Patriótica controlada pelo partido ou erradicá-la completamente.

A nomeação de bispos, explicou o Vaticano em sua declaração sobre a renovação do acordo de 2018, é "essencial para garantir a vida comum da Igreja na China". Embora ambas as partes tenham concordado em manter o texto confidencial, o Vaticano foi claro sobre a importância de um papel papal neste processo.

Como o Catholic News Service relatou: "O Papa Francisco disse a repórteres em setembro de 2018 que o acordo prevê 'um diálogo sobre os candidatos potenciais. A questão é conduzida por meio do diálogo. Mas a nomeação é feita por Roma; a nomeação é pelo papa. Isso está claro.'" O Vaticano revelou que o ensinamento fundamental da Igreja sobre "o papel particular do Sumo Pontífice no Colégio Episcopal e na própria nomeação dos bispos inspirou as negociações" e "foi um ponto de referência na redação do texto do acordo". Isso ajuda a garantir que todas as congregações católicas na China estejam unificadas em apoio ao papa.

Com a aprovação do Papa Francisco, os diplomatas do Vaticano buscaram um acordo bilateral, aproveitando o status da Santa Sé como um Estado soberano. O Vaticano aceitou que o acordo seria "exclusivamente relacionado a" nomeações episcopais. Ele se absteria de pressionar Pequim sobre o status da Igreja Católica "clandestina", fora da CPCC, a proibição da religião para os jovens, a destruição pelo Estado de inúmeras igrejas e santuários marianos, seus esforços para reinterpretar a Bíblia e uma série de outras crises de direitos humanos. Ele poderia conviver com o controle administrativo comunista de suas igrejas, como aconteceu nos países do Bloco Oriental durante a Guerra Fria. E, como uma pré-condição do acordo, o Papa Francisco estava disposto a suspender as excomunhões anteriores de sete bispos nomeados pelo governo. O acordo foi firmado em setembro de 2018, em caráter provisório por dois anos. Recentemente, em outubro de 2020, o Vaticano expressou satisfação com seu progresso e o caracterizou com otimismo como "acima de tudo, o ponto de partida para acordos mais amplos e claros".

A China estava disposta a entrar no acordo por um motivo simples: queria a ajuda do Vaticano para eliminar a Igreja Católica clandestina e tinha o poder de garantir essa concessão. A Igreja Patriótica controlada pelo PCCh seria a instituição onde a unificação católica chinesa ocorreria, com a bênção do papa. Após o acordo, as autoridades chinesas cercaram o clero católico clandestino, avisando que eles estariam desafiando o papa se continuassem batizando, ordenando novos clérigos e orando em igrejas não registradas. O movimento clandestino católico chinês poderia resistir a ser oficialmente rotulado de ilegal ou contra-revolucionário; ele sobreviveu a ferozes perseguições como inimigo do Estado durante a Revolução Cultural de Mao. Mas ele não poderia resistir se entrasse em conflito com o papa. Aqueles com objeção de consciência entre o clero clandestino se sentiram compelidos a encerrar seus ministérios ativos e retornar para suas famílias, como fez o bispo Vincent Guo, de Mindong, no ano passado.

O cardeal Joseph Zen, de Hong Kong, alertou que o acordo de 2018 "mataria" o movimento católico clandestino na China continental, e sua advertência agora parece ter se confirmado. Esse movimento foi enfraquecido o suficiente para que Pequim, calculando que o acordo serviu o seu propósito, está agindo para repudiar seu único ponto substancial. Enquanto isso, a Igreja Católica, destituída de um papel papal nas nomeações episcopais na China e com a igreja oculta diminuída e desmoralizada, acaba muito mais mal posicionada para sobreviver intacta à era Xi.

Fazer parcerias com a China de Xi é entrar em um jogo fraudulento, porque o PCCh não joga com regras justas. Ele honra os acordos bilaterais na medida em que eles atendem aos seus fins; ele não tem escrúpulos em romper com sua parte de um acordo depois que a outra parte cumpriu a dela. Infelizmente, há pouca vontade entre outras nações para responsabilizar o regime de Xi por tal ilegalidade. Mas, como católico e líder mundial, o presidente americano Joe Biden deveria se interessar e acompanhar de perto o que está acontecendo com a Igreja na China, e deveria usar seu poder para penalizar o PCCh por sua perfídia e mantê-lo em foco antes de comprometer os EUA em quaisquer futuras parcerias com Pequim.

Nina Shea é diretora do Centro para Liberdade Religiosa do Hudson Institute.

©2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    ROGERIO MARQUES SANTOS

    23/02/2021 23:59:16

    O problema do catolicismo é ter transformado a igreja de Cristo num Estado cristão. A China não admite a presença em seu território de qualquer outro Estado. A igreja na China está aprendendo a se desligar da herança do império romano e a ser simplesmente uma comunidade unida no nome de Cristo, sem a unidade política do papado. Vai demorar. Mas este dia está chegando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Dissenha

      23/02/2021 22:12:20

      Ao que parece é mais um erro do Santo Padre, amigo do Fernandes (o do Aborto) e da alma mais pura do Brasil (o super ladrão). Agora é muita inocência na diretora Nina achar que o Biden (o do Aborto , das políticas de transgênicos, e só Deus sabe do que mais), iria, de fato, atuar para defender a Igreja Católica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fernando Cavalcante

        23/02/2021 21:34:19

        Papa de mierda; Gazeta de mierda.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Celso Arruda Salomé

          23/02/2021 21:32:46

          Que dupla patética, PCC olhinhos puxados e papai Chico vermelhinho, se acertam bem.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            FRANCISCO PEREIRA DE BARROS NETO

            23/02/2021 21:25:09

            Nenhuma novidade! Os "cara" são traíra desde pequenos!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              EDUARDO

              23/02/2021 18:27:23

              "Igreja Católica Patriótica Chinesa (CPCC)"? Esses comunistas estão ficando cada vez mais espertos. E muitos cristão já entraram nessa onda de Jesus Cristo socialista, contando com a influência do atual papa argentino, da CNBB, do frei beto e sua turma aloprada da Teologia da Libertação. Essa galera progressista deve estar muito eufórica com a "boa nova" vinda do "paraíso da igualdade social", a China.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Celito Medeiros

                23/02/2021 16:45:08

                Em verdade nada mudou sobre o anterior acordo. O Papa manda no Vaticano e na Igreja Católica e a China nos Chineses. O Papa pode aprovar ou rejeitar quem ele decidir. O mesmo para a China, que não impede, mas fiscaliza segundo seus atributos. Se houve traição foi na 2a. Guerra Mundial e isto todos sabem, uma lástima e pecado capital já confesso e solicitado perdão pelo Vaticano, através de João Paulo II. A Igreja Anglicana sempre foi forte no Oriente, e o Cristianismo é bem suportado nestes tempos atuais. É aquele ditado: Respeite para ser Respeitado. Os Chineses do Povo não são o governo da China e muitas indústrias lá se instalaram apenas por motivos óbvios.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  ANDERSON SILVA

                  23/02/2021 16:31:55

                  E só de pensar que foi o ocidente, em especial os EUA, que permitiram à China chegar ao que ela é hj, com vasto investimento financeiro, bélico, industrial. Agora a criatura se volta contra o criador e atacar a Igreja, que é um ícone da civilização ocidental, não tem preço para o PC, que é desumano e genocida em essência. Pobres chineses cristãos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • H

                    HC

                    23/02/2021 16:21:06

                    Nenhum PC tem escrúpulos, porque o Chinês teria? Uma vez que seu deus é o Estado, a ele devem toda a sua lealdade e subserviência. Lamentável é um líder religioso priorizar o caminho da militância em detrimento de sua própria fé com a qual se comprometeu.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luiz Angelo

                      23/02/2021 19:11:00

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Plinio

                        23/02/2021 15:45:08

                        O PC da China não tem escrúpulos em denunciar acordos ,interferir nos demais países política e economicamente. Além do mais praticam os crimes mais horrendos e nada acontece .

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          roberto gomes

                          23/02/2021 15:31:47

                          Será que agora o Papa Francisco ficará convencido que o COMUNISMO não aceita a RELIGIÃO CATÓLICA E A FÉ CRISTÃ? A revolução Cultural MARXISTA está em andamento desde a Revolução de 1917. E DITADURA E FIM. A TEOLOGIA LIBERTAÇÃO que está na Igreja Católica é a destruição do Catolicismo e o Fim da Igreja. Acreditem

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • P

                            Plinio

                            23/02/2021 15:46:21

                            Bergoglio foi colocado ali para.lamber as botinas dos carrascos de cristãos e promover cisma outra vez na Igreja católica. Estou com os ortodoxos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • B

                          BOB WILSON

                          23/02/2021 14:52:30

                          Não há nenhuma novidade nesta notícia. O regime corrupto e genocida de Xi Jinping não respeita acordos, não respeita regras, não respeita fronteiras. Trata-se do homem mais perigoso da História, um fanático psicopata marxista-leninista muito pior do que Hitler, Stálin, Mao Tse-Tung e Pol Pot. Seus olhos vidrados de sociopata refletem sua megalomania e a vontade irrefreável de dominar o mundo, como se as nações da Terra fossem seu joguinho de fim de semana. Quando os líderes do mundo livre vão dar um basta nas pretensões desse C*****A?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • B

                            BANESTADO

                            23/02/2021 14:46:22

                            Está aí uma BOA OPORTUNIDADE PARA O PAPA FRANCISCO SE REDIMIR E DAR O TROCO AOS CHINES, pois estavam num CLIMA MUITO DE ""PAZ E AMOR"", não acham? o Papa andou FLERTANDO OU AINDA ESTÁ COM O SOCIALISMO, SO QUE NA CHINA É ""COMUNISMO" DE VERDADE, SR. FRANCISCO.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Antonio Carlos Hoff

                              23/02/2021 14:21:01

                              É mais fácil acreditar em papai noel do que num pais comunista.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                DENISSON HONORIO DA SILVA

                                23/02/2021 13:44:30

                                Absolutamente não concordo com que o governo chinês faz. Mas observem que neste mesmo ano, a campanha da fraternidade inseriu absurdos não religiosos. A igreja católica está colhendo o que plantou. Imiscuindo em assuntos como a Amazônia, índios e Bolsonaro genocida. Os dirigentes chineses não são tolos. Deixar ampla liberdade para incitar o povo contra o regime. Dizendo que Cristo assim o quer?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • A

                                  ANDERSON SILVA

                                  23/02/2021 16:07:05

                                  Bolsonaro genocida? Mais um lacradorzinho que não enxerga um palmo a sua frente.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • Y

                                Yuri

                                23/02/2021 13:19:17

                                Jamais confie em comunistas. Mentir para eles é um meio de vida.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  Ivan B

                                  23/02/2021 13:02:15

                                  Aprendeu Francisco? Nunca confie em um comunista! rsrsrs

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    José Francisco

                                    23/02/2021 13:00:44

                                    Bergolio trai Jesus. A China trai bergolio.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      José Luiz A. C.

                                      23/02/2021 12:30:36

                                      Falta ao Papa Francisco a tenacidade do Papa João Paulo II em afirmar as convicções contra o ateísmo comunista.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • Y

                                        Yuri

                                        23/02/2021 13:19:53

                                        O verdadeiro papa é Bento XVI. O argentino é um impostor.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      joao cesar reinert

                                      23/02/2021 12:13:35

                                      O pior inimigo de todos é o comunismo ímpio e assassino . A China se tornou potência pelas mãos dos dominadores globais , só que agora ela saiu de seu controle seguindo as próprias diretrizes

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • E

                                        Eduardo

                                        23/02/2021 12:39:25

                                        Bilionários alimentaram esse monstro quando transferiram suas matrizes industriais para dentro da boca do bichinho que, agora, se transformou num monstro indomável. Ali, nem bomba atômica resolve. A China, infelizmente, é a nova polícia do mundo - muito mais implacável que os EUA. Orwell só errou o ano.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fernando Cavalcante

                                      23/02/2021 12:54:27

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • L

                                        Lopes

                                        23/02/2021 12:51:20

                                        kkkkk.... esse mano deve ter fumado um do bom para fazer este comentário ridículo!!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

                                      23/02/2021 11:55:59

                                      Na verdade a China , desde que se tornou uma potência bélica e nuclear , nunca respeitou nenhum acordo , patentes , direitos autorais , nada , mas a ambição desenfreada em tirar proveito do maior mercado consumidor do planeta sempre falou mais alto e assim o mundo continua aceitando passivamente todos os abusos , mesmo sabendo que o preço e o risco Será muito alto , tendo que aceitar as invasões e interferência onde eles quiserem. é como alimentar um monstro incontrolável.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Leonardo

                                        23/02/2021 11:53:15

                                        Esse papa francisco é um #$#@@@#..

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • W

                                          Walter

                                          23/02/2021 11:34:38

                                          China sendo China... sem surpresas!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            CHAPOLIN COLORADO

                                            23/02/2021 11:34:31

                                            Existe um decreto na igreja católica apostólica romana que é chamado de Decreto contra o comunismo foi uma designação popular de um documento da Igreja Católica, publicado pelo Santo Ofício no dia 1 de julho de 1949, durante o pontificado do Papa Pio XII. Este documento afirmava a excomunhão automática ipso facto (ou latae sententiae) de todos os católicos que, em obstinação consciente, aderem ao ateísmo e ao materialismo associado ao comunismo e às doutrinas marxistas. vc que é PSOL, PT, PCdoB, se sinta excomungado da igreja, você é um falso católico a favor do aborto....

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • A

                                              Almir Peres Nicoletti

                                              23/02/2021 13:22:10

                                              Entristecedor é ver que grande parte dos padres, bispos e adjacentes (CNBB, Teoria da Libertação) da igreja católica no Brasil defendem e até militam as teorias marxistas (socialismo/comunismo).

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            JOSE Z. NETO

                                            23/02/2021 11:25:19

                                            Para este Papa, a quebra deste acordo não representa grande coisa, pois ele também é comunista. Isso é perceptível nas ações que toma.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • M

                                              Miguel

                                              23/02/2021 13:05:51

                                              Você não sabe o que está falando.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            D. L. Paiva

                                            23/02/2021 11:09:14

                                            Fazer acordo com o kpta dá nisso. Quando vai aprender?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Maria Lúcia Maranhão Bezerra

                                              23/02/2021 11:07:57

                                              Vaticano faz acordo com o PCCh... Biden, o católico abortista, comunga ... Vade, sátana!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Diogo

                                                23/02/2021 11:03:45

                                                O papa foi no mínimo ingênuo ao achar que o partido comunista entregaria o comando da Igreja Católica Chinesa ao Vaticano.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luiz Carlos Giublin Junior

                                                  23/02/2021 10:42:29

                                                  E sabem o que esse papa vai fazer. O que sempre faz com quem tem a ideologia dele....nada.......

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    Sr. Walker

                                                    23/02/2021 10:18:59

                                                    Quanto vinho os negociadores do Vaticano tinham tomado ao fazer esse acordo com os chineses? Chineses são como seres de outros planetas. E até acho que são mesmo. E, agora já sabemos, de Marte que eles não são. Depois de tantas sondas terem pousado lá.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Carlos fastruck

                                                      23/02/2021 9:46:40

                                                      Nosso Papa vermelho não foi enganado, foi cúmplice, infelizmente.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Pedro

                                                        23/02/2021 8:54:46

                                                        Já deu a hora de os países do ocidente se unirem visando um boicote global à China. Em pleno 2021, não faz mais sentido um país não ser uma democracia. Pra piorar, se trata de um país que tem campos de concentração, que não respeita os tratados internacionais de preservação do meio ambiente e nem respeita a liberdade religiosa.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • I

                                                          Injustus

                                                          23/02/2021 5:32:05

                                                          Esperar o quê de ateus?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            JorgeP.

                                                            23/02/2021 2:52:40

                                                            Nossa e realmente surpreendente a China não ter cumprido um acordo.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • C

                                                              Carlos fastruck

                                                              23/02/2021 11:08:52

                                                              Avisa que foi irônico, é melhor.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Lore C . Valent

                                                            23/02/2021 1:56:41

                                                            Comunista nunca cumpriu e nunca cumprirá um acordo sequer.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            Fim dos comentários.