• Carregando...

O presidente da França, Jacques Chirac, anunciou nesta segunda-feira que o Contrato de Primeiro Emprego (CPE) será substituído por um mecanismo a favor da inserção profissional dos jovens com dificuldades de entrar no mercado de trabalho.

A decisão foi anunciada em um breve comunicado do Palácio do Eliseu após uma reunião do chefe de Estado com o primeiro-ministro, Dominique de Villepin, com membros de seu gabinete e dirigentes do partido conservador governante, UMP, sobre uma saída para a crise social e política criada pelo CPE.

Villepin, que lançou esse contrato para menores de 26 anos em janeiro sem qualquer negociação e que, segundo as pesquisas, ficou muito enfraquecido pela crise da mesma forma que seu mentor, Chirac.

O CPE, que previa um período de teste de dois anos durante o qual o empregador podia despedir o jovem sem justificativa, constituía o artigo 8 da lei de igualdade de oportunidades, adotada pelo Parlamento há um mês.

Os sindicatos de trabalhadores e de estudantes, com o apoio da oposição de esquerda, reivindicavam há dois meses, com manifestações e greves, a retirada pura e simples do CPE.

O breve comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu diz que "Chirac decidiu substituir o artigo 8 da lei de igualdade de oportunidades por um dispositivo a favor da inserção profissional dos jovens com dificuldades para entrar no mercado de trabalho".

Segundo a nota, a decisão de substituir o CPE foi tomada por Chirac sobre uma proposta de Villepin e após escutar os presidentes dos grupos parlamentares e os responsáveis da maioria, a UMP.

Os sindicatos de trabalhadores e organizações estudantis se reunirão nesta tarde para decidir sua reação ao anúncio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]