• Carregando...

Bogotá - O major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do exército Salín Sanmiguel foram libertados ontem pela guerrilha das For­­ças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e entregues a uma missão humanitária no sul da Colômbia, informou o Comi­­tê Internacional da Cruz Verme­­lha (CICV).

"O CICV confirma a libertação do major Solórzano e do cabo Sanmiguel", disse a porta-voz do organismo humanitário no aeroporto de Cali (500 km a sudoeste de Bogotá), minutos antes da aparição dos dois reféns.

"Estamos muito contentes de saber que os familiares podem es­­tar com seus entes queridos, aos quais esperavam há muito tempo. Estamos muito satisfeitos de que no final os compromissos assumidos pelas partes, tanto pelo governo colombiano como pelas Farc-EP, tenham si­­do cumpridos. Finalmente, agra­­decemos mais uma vez o apoio do governo brasileiro, que facilitou os helicópteros e a tripulação", disse ainda o chefe da delegação do CICV na Colômbia, Christophe Beney, de acordo com comunicado da organização.

Sucesso

Com a entrega, sobe para seis o número de pessoas liberadas pelas Farc desde o dia 9 de fevereiro. Os outros reféns li­­berados são os vereadores Mar­­­­cos Baquero e Armando Acu­­ña, o fuzileiro naval Ma­­rinha Henry López, e o membro da polícia Carlos Alberto Ocam­­po.

Solórzano e Sanmiguel de­­vem viajar agora a Bogotá, on­­de são aguardados por fa­­mi­­liares.

A libertação dos dois re­­féns estava prevista para do­­mingo passado, mas a operação fracassou porque a equipe de resgate recebeu coordenadas incorretas, segundo o governo. As Farc nega terem dado coordenadas erradas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]