Pessoas assistem às notícias em uma estação em Seul, Coreia do Sul, 3 de novembro de 2022.| Foto: EFE/EPA/JEON HEON-KYUN
Ouça este conteúdo

A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira (03) pelo menos mais dois mísseis de curto alcance minutos após outro projétil de longo alcance ter desencadeado um alerta em várias regiões do Japão.

CARREGANDO :)

"O Exército da República da Coreia (nome oficial da Coreia do Sul) detectou hoje, quinta-feira, 3 de novembro, o lançamento do que parece ser um míssil balístico de longo alcance (ICBM) da área Sunan, em Pyongyang, por volta das 7h40 da manhã (19h40 de quarta-feira no horário de Brasília) rumo ao mar do Leste (nome dado nas duas Coreias para o mar do Japão)", informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

A entidade também relatou a detecção de dois "mísseis balísticos de curto alcance lançados para o mar do Leste a partir da área de Gaechon, na província de Pyongan do Sul, por volta das 8h39 da manhã (20h39 de quarta-feira em Brasília)".

Publicidade

O primeiro dos mísseis lançados ativou o sistema J-Alert do Japão, que foi transmitido nas províncias de Niigata, Yamagata (ambas na costa do mar do Japão), e Miyagi (nordeste), mas o Ministério da Defesa japonês acrescentado posteriormente que o míssil, que caiu no Pacífico, de acordo com a Guarda Costeira, não sobrevoou o arquipélago.

O ministro da Defesa japonês, Yasukazu Hamada, afirmou à imprensa que a trajetória do primeiro míssil indicava que passaria sobre o arquipélago, mas que o projétil "desapareceu do radar" ao sobrevoar o mar do Japão e que está em curso uma análise mais aprofundada.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, também descreveu como "intolerável" a última série de lançamentos da Coreia do Norte, que no dia anterior disparou cerca de vinte projéteis, um número recorde para o regime de Kim Jong-un em um único dia.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]