Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indonésia

Danos de tragédia surpreendem ONU

Genebra – A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou ontem que a situação da região indonésia afetada no dia 27 de maio por um terremoto é pior do que se acreditava. Paralelamente, pediu à comunidade internacional que ofereça ajuda econômica para aliviar o sofrimento das vítimas. Cerca de 1,3 milhão de pessoas continuam desabrigadas.

"Os últimos cálculos elevam o prejuízo a US$ 3,1 bilhões, pois os danos estão sendo muito superiores ao que se tinha pensado inicialmente, especialmente no número de casas afetadas", disse a porta-voz do Escritório de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) Elizabeth Byrs, em Genebra.

De acordo com os vulcanólogos, o sismo está relacionado com o despertar do vulcão Merapi, que mantém a região em alerta há um mês. Segundo Byrs, devido à erupção, foi criado um "plano de retirada para evacuar" os moradores mais próximos "em dez minutos".

A ONU detectou 53 casos de tétano na Indonésia, sendo 18 fatais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em colaboração com as autoridades locais, está reforçando seu programa de imunização, mas faltam inclusive refrigeradores para conservar os remédios.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.