Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Ditador assinou sentença de morte política

Hamadi El-Aouni, professor da Universidade Livre de Berlim

Com a resolução da ONU, começou o "último capitulo" da carreira de Muamar Kadafi, diz o cientista político tunisiano Hamadi El-Aouni, da Universidade Livre de Berlim, em entrevista à Agência O Globo. Para ele, o ditador assinou a sua "sentença de morte política" ao ameaçar exterminar rebeldes.

A decisão do Conselho de Segurança terá efeito ou veio tarde?

A decisão veio um pouco tarde, mas não tarde demais. Se o Conselho de Segurança não tivesse tomado a decisão agora, as forças armadas líbias iam exterminar os rebeldes, como foi anunciado por Kadafi. Agora, essas pessoas podem ser protegidas. O processo de decisão foi demorado por causa das divergências entre dois grupos. De um lado, o grupo dos países contrários à intromissão, como Rússia, China, Brasil e Alemanha; de outro, o liderado por Estados Unidos, França e Reino Unido. Mas ontem, depois que Kadafi ameaçou bombardear os ativistas em Benghazi, foi possível a decisão quase unânime, com algumas abstenções (como a de Brasil e Alemanha).

Por que a Alemanha foi tão radicalmente contra?

Por dois motivos. O primeiro é que a Alemanha, por causa do seu passado, tem aversão a qualquer tipo de intervenção militar. Só duas vezes a Alemanha participou de uma intervenção militar: na antiga Iugoslávia, na época da guerra de Kosovo, e no Afeganistão. O segundo motivo é que o governo alemão julga que se consegue mais com sanções econômicas do que com intervenções militares.

Agora será possível frear Kadafi?

Kadafi perdeu todas as chances de ficar no poder. Trata-se de uma questão apenas de tempo. Ele não pode mais combater a oposição, não tem dinheiro para pagar a mercenários e está proibido de bombardear (os rebeldes).

Ele já admitiu um cessar-fogo...

Não podemos confiar em Kadafi. Ele não é de confiança, e os aliados não vão confiar na palavra de Kadafi, mas vigiá-lo e intervir caso ele volte a usar as forças militares contra o seu próprio povo.

O que acontecerá com Kadafi e sua família?

Ele será ou preso ou morto. Ele não é do tipo que desiste espontaneamente. Kadafi está no fim, não tem mais futuro. Eu espero que ele seja levado ao Tribunal Penal Internacional de Haia e julgado pelos seus crimes.

Até o início deste ano, o mundo inteiro fazia negócios com Kadafi. Por que houve uma mudança tão repentina por causa da revolução árabe?

Ele foi tolerado por muito tempo pela comunidade internacional. Mas, no momento em que disse publicamente que vai bombardear e exterminar parte do seu próprio povo, mesmo os países que ainda tinham certa tolerância (por causa dos bons negócios que faziam na Líbia) foram forçados a adotar uma posição mais dura. Kadafi assinou a sua sentença de morte, do ponto de vista político, ao usar militares contra o seu povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.