• Carregando...

Polícia desarma bomba que poderia arrasar o centro de Londres

Leia a matéria completa

Duas pessoas foram presas no norte da Inglaterra neste sábado (30), segundo a polícia britânica, por ataques terroristas em Londres e na Escócia. A polícia descreveu a colisão de um carro em chamas, cujo porta-malas continha 60 litros de gasolina, no aeroporto de Glasgow como um ataque terrorista ligado aos carros-bomba encontrados em Londres na sexta-feira.

"Posso confirmar que acreditamos que o incidente no aeroporto de Glasgow está ligado aos eventos em Londres de ontem", disse a jornalistas o chefe de polícia da região de Glasgow, Willie Rae. "Há claras semelhanças, e podemos confirmar que isso está sendo tratado como um incidente terrorista", afirmou.

Segundo Rae, o homem seriamente queimado - que não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital - carregava um "dispositivo suspeito", escondido junto ao seu corpo. O policial não quis confirmar se tratava de um cinturão de explosivos. O hospital foi evacuado por um período curto, enquanto o dispositivo era examinado.

O ataque, descrito por autoridades escocesas como um "incidente terrorista", se deu um dia e meio depois de a polícia frustrar um possível plano da Al Qaeda em Londres. Dois carros cheios de gasolina, cilindros de gás e pregos foram descobertos no centro da cidade, prontos para serem detonados.

O governo britânico anunciou ter aumentado o estado de alerta para o nível "crítico", o mais alto do país, indicando que novos ataque iminentes são esperados.

O novo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, no cargo há quatro dias e já diante de ameaças sérias ao país, se reuniu com o principal comitê de segurança do Reino Unido.

Após o encontro, ele disse: "Quero que todas as pessoas estejam vigilantes e que colaborem com a polícia e todas as autoridades. Sei que o povo britânico se manterá unido, determinado e forte."

Depois do ataque de sábado, fontes da área de segurança se mostraram cautelosas em relação a possíveis novos incidentes. "Tem pessoas aí que têm a capacidade e a intenção de lançar mais ataques", disse uma fonte, que pediu para não ser identificada.

Agentes de segurança em lugares como estações de trem, aeroportos, estádios e shoppings intensificarão os seus cuidados, por causa do atual estado de alerta, afirmou a mesma fonte.

Segurança nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram que estavam aumentando a segurança nos aeroportos de todo o país, mas manterão o nível de alerta no estágio atual.

Em Glasgow, onde uma pessoa ficou ferida quando tentava conter os suspeitos, após a batida do veículo, testemunhas descreveram os homens detidos como "asiáticos" e contaram que o carro foi jogado com violência contra a entrada do aeroporto.

"O carro foi direto contra o edifício", afirmou o taxista Ian Crosby. Segundo ele, um homem atarracado, que aparentava ser asiático, saiu do carro e foi logo imobilizado pelas pessoas ao redor.

Uma outra testemunha declarou que os ocupantes deixaram o veículo depois da batida e molharam todo o carro com gasolina. O aeroporto foi fechado depois do incidente.

Em Londres, o policiamento foi reforçado. A investigação começou já no início da sexta-feira, quando foi achada uma Mercedes verde com 60 litros de gasolina, cilindros de gás e uma grande quantidade de pregos dentro.

Um celular, que segundo especialistas serviria como detonador, foi encontrado no veículo. Ainda na sexta, uma segunda Mercedes, recheada de cilindros de gás e pregos, foi achada a poucos metros da primeira.

Para a polícia, os dois carros faziam parte de uma única ação. Se explodissem, segundo os policiais, causariam muitas morte e deixariam muitos feridos.

O plano desta sexta-feira foi descoberto dois anos depois de ataques suicidas ao sistema de transporte público terem matado 52 pessoas na capital britânica. Aparentemente, ele guarda semelhanças com uma tentativa da Al Qaeda de explodir limusines em Londres no passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]