• Carregando...
Projeto mostra a torre residencial do Maydan One, em Dubai | Divulgação/ Meydan City Corporation
Projeto mostra a torre residencial do Maydan One, em Dubai| Foto: Divulgação/ Meydan City Corporation

A cidade de Dubai, que já acumula os recordes de prédio mais alto e maior shopping center do mundo, ganhará um novo ítem para sua coleção megalomaníaca de obras. É uma estrutura que quebrará alguns recordes mundiais ao mesmo tempo: mais alta torre residencial, maior pista de ski coberta, maior fonte de águas dançantes e maior academia de ginástica.

O anúncio foi feito pelo jornal local Al-Bayan, que aponta o custo estimado da obra em US$ 6,8 bilhões (quase R$ 24 bilhões). Um valor justificado pela magnitude da construção. O complexo Meydan One será praticamente uma cidade.

Shopping center do complexo terá mais de 300 restaurantes e teto retrátilDivulgação/Meydan City Corporation

O grande destaque é a torre residencial que faz parte do projeto. Com 711 metros de altura, será o edifício de moradores mais alto do mundo -- equivalente a 6,5 vezes a Torre Panorâmica de Curitiba, que tem 109,5 metros . 885 apartamentos estarão disponíveis no arranha-céus, resultando em quase 4 mil residentes. E isso sem contar com um hotel com 350 quartos, localizado na base da construção.

Todos eles terão à disposição um mirante a 665 metros e um restaurante quase no topo da torre -- garantias de bom entretenimento para os sortudos moradores.

A torre é apenas um pouco mais baixa do que o atual prédio mais alto do mundo. Também em Dubai, o Burj Khalifa, que é um complexo empresarial, tem 828 metros. O Meydan One roubará o título de “prédio residencial mais alto” de um complexo indiano que sequer foi finalizado -- a World One, em Mumbai, ficará pronto ano que vem, mas seus 417 metros de altura são coisa pequena perto da ousadia árabe.

Estima-se que o complexo, que terá outras áreas residenciais menores, abrigará aproximadamente 78 mil pessoas -- uma população maior do que várias cidades no mundo.

O Meydan One terá vários atrativos além de sua gigantesca torre. O shopping center, por exemplo, abrigará mais de 300 restaurantes e cafés e terá um teto retrátil para os meses mais frescos.

Projeção da vistaaérea do complexo. Primeira parte será finalizada em cinco anosDivulgação/ Meydan City Corporation

Para a diversão, a pedida é a pista de ski, com 1,2 km, que superará em muito a atualmente mais longa do mundo na categoria indoor (com 400 metros). Ela funcionará o ano todo, apesar de as temperaturas no verão dos Emirados Árabes chegarem facilmente aos 45 graus C.

Quem quiser malhar não poderá reclamar de falta de espaço, já que o complexo abrigará uma academia com mais de 25 mil metros quadrados -- apontada como a maior do mundo. Uma fonte de águas dançantes engrossa o caldo de atrações, com 420m x 100m, estima-se que quebrará o recorde mundial em termos de tamanho.

A primeira parte do projeto, incluindo a torre, será finalizada em cinco anos, aponta a empreiteira responsável pelo projeto, a Meydan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]