• Carregando...

Londres (Folhapress) – A polícia britânica fez ontem uma megaoperação em várias partes de Londres, o que teria resultado na detenção de cinco pessoas – entre elas três suspeitos que podem estar envolvidos nos ataques ao sistema de transporte do dia 21 na cidade, que não deixaram vítimas. Em Notting Hill (oeste de Londres), policiais prenderam três homens que podem estar diretamente ligados às explosões do dia 21. Dois apartamentos foram invadidos por agentes nessa região: dois suspeitos foram presos em um mesmo local, e o terceiro em um outro endereço próximo.

Policiais ainda procuram três dos quatro suspeitos de terem participado das ações do dia 21, que atingiram as estações de metrô Warren Street (centro), Oval (sul), e Shepherd’s Bush (oeste), além de um ônibus de dois andares que trafegava pela Hackney Road (leste). Os agentes também prenderam duas pessoas na estação de metrô de Liverpool Street (centro de Londres), onde encontraram um "pacote suspeito’’ por volta do meio-dia. O metrô foi reaberto para o público uma hora depois. Há informações não-confirmadas de que as pessoas detidas são mulheres, mas os policiais não revelaram quem são os suspeitos presos.

Testemunhas disseram que policiais cercaram a área rapidamente, e retiraram todos os passageiros da estação. Agentes chegaram a dizer que iriam conduzir uma explosão controlada na estação, mas essa informação também não foi confirmada oficialmente.

Na Zâmbia foi preso um britânico suspeito de envolvimento nos atentados ocorridos no sistema de transporte de Londres no último dia 7, que deixaram 52 mortos – além dos quatro suicidas autores dos ataques – e outros 700 feridos. A informação, divulgada inicialmente no site do jornal britânico The Times, foi confirmada pelo Ministério britânico das Relações Exteriores. Segundo o "Times’’, o homem preso seria Haroon Rashid Aswat, 30 anos, que morava em West Yorkshire, no norte da Inglaterra

O suspeito, de origem indiana, estaria foragido desde 1999, quando supostamente montou campos de treinamento da Al Qaeda – rede terrorista comandada por Osama Bin Laden – nos Estados Unidos. Ele pode ser um dos mentores dos atentados ocorridos há pouco mais de três semanas, afirma o jornal.

Aswat escapou da polícia britânica uma noite antes do ataque, e saiu do país horas antes de os quatro suicidas envolvidos na ação – Shehzad Tanweer, Mohammed Sadique Khan, Hasib Hussain, e Germaine Lindsay – detonarem bombas que traziam dentro de mochilas em três estações do metrô de Londres e um ônibus de dois andares.

Fontes da agência de inteligência do Paquistão informaram ao "Times’’ que a polícia britânica chegou a pedir ajuda para capturar Aswat.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]