• Carregando...
Visitas de parlamentares americanos a Taiwan (na foto, a senadora Marsha Blackburn em encontro na semana passada com a presidente Tsai Ing-wen) aumentaram tensões na região
Visitas de parlamentares americanos a Taiwan (na foto, a senadora Marsha Blackburn em encontro na semana passada com a presidente Tsai Ing-wen) aumentaram tensões na região| Foto: EFE/EPA/MAKOTO LIN/Presidência de Taiwan

Na primeira operação dessa natureza realizada pelos Estados Unidos desde a visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, dois navios de guerra da Marinha americana navegaram por águas internacionais no Estreito de Taiwan neste domingo (28).

A Marinha americana confirmou informações obtidas pela agência Reuters e apontou que os cruzadores Chancellorsville e Antietam realizaram a operação. “Esses navios transitaram por um corredor no estreito que está além do mar territorial de qualquer estado costeiro”, informou a Marinha dos Estados Unidos.

O Comando do Teatro Oriental das forças armadas chinesas informou que monitorou a operação.

No início de agosto, Nancy Pelosi, do Partido Democrata, visitou Taiwan, o que gerou críticas da China e aliados, já que Pequim entende que a ilha é uma província chinesa rebelde e que relações diplomáticas diretas constituem uma interferência em assuntos internos do país.

Em resposta, a China realizou os maiores exercícios militares da história na região de Taiwan. Os Estados Unidos fizeram manobras no Indo-Pacífico e reiteraram compromissos de defesa da ilha.

Poucos dias depois, a China anunciou novas movimentações na área devido à chegada de uma delegação de parlamentares americanos (republicanos e democratas) a Taipei. Na semana passada, a senadora republicana Marsha Blackburn também esteve na ilha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]