• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A obra ainda não está pronta, mas no último domingo o presidente Hugo Chávez festejou o início dos testes do Cabletren Bolivariano de Petare, na região metropolitana de Caracas. O sistema começará a funcionar no dia 10 de dezembro e atenderá, segundo o governo, cerca de 60 mil usuários diariamente. O trem – que se locomoverá sobre uma estrutura elevada de concreto e metal – custou US$ 440 milhões. O projeto foi desenvolvido em conjunto por duas empresas, a austríaca Doppelmayr Cable Car e a brasileira Odebrecht. Petare, município de Sucre, possui a maior favela da América Latina, com mais de 300 mil habitantes. O cabletren vai interligar a favela com o sistema de metrô da capital.

CrescimentoTurismo em alta

A indústria do turismo venezuelana está em um bom momento. Entre janeiro e agosto deste ano, o país recebeu 529,2 mil turistas, um aumento de 29,6% em comparação com o mesmo período de 2011. Um dos destinos preferidos dos turistas é Isla Margarita, famoso paraíso no mar do Caribe. Fica a 35 minutos de voo de Caracas ou 2 horas de barco (express). Outro destino muito procurado é Los Roques, um arquipélago nas Pequenas Antilhas, a 176 km de Caracas.

Indústria automobilísticaPresença norte-americana

Das sete montadoras filiadas à Cámara Automotriz de Venezuela (Cavenez), três são as principais fabricantes dos Estados Unidos: Ford, GM e Chrysler. As outras são a japonesa Toyota, a italiana Iveco, a Mack (subsidiária da sueca Volvo) e a MMC, que monta veículos das marcas Mitsubishi e Hyundai. Entre os modelos conhecidos fabricados no país estão Jeep Cherokee, Fiesta, Explorer, Elantra, Corolla e Hilux. Essas multinacionais não tiveram muito o que comemorar em agosto. A produção de veículos no país caiu 15,07% em comparação com agosto de 2011.

Fim da campanha

Os chavistas garantem que vão superar os apoiadores do oposicionista Henrique Capriles no encerramento da campanha governista, hoje, em Caracas. No último domingo Capriles levou uma multidão ao centro da capital. A Avenida Bolívar, de mais de um quilômetro e meio, ficou tomada pelos oposicionistas. A organização da campanha do líder opositor estimou em mais de 1 milhão de pessoas. O grupo de Chávez diz que reunirá nesta quinta-feira pelo menos 1 milhão e meio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]