• Carregando...

Os estudantes do ensino médio do Chile anunciaram na madrugada deste sábado que farão uma grande manifestação na segunda-feira, depois de considerar a oferta da presidente do país, Michelle Bachelet, insuficiente para terminar a greve, na maior crise estudantil em 30 anos.

- A convocação é para uma paralisação pacífica. São grandes os esforços dos estudantes. Há muito tempo não existia uma organização estudantil assim - disse César Valenzuela, porta-voz do movimento.

A manifestação agravaria o mais sério conflito enfrentado pelo governo Bachelet desde que assumiu, em março, já que a nova mobilização seria maior do que o protesto da última quarta-feira - reprimido violentamente - e contaria com o apoio de universitários, professores e funcionários públicos.

Cerca de 800 mil estudantes suspenderam suas atividades na quarta-feira e milhares protestaram nas ruas de todo o país pedindo passe livre no transporte coletivo e gratuidade no vestibular, entre outras reivindicações.

As negociações chegaram a um impasse devido ao passe livre no transporte público a todos estudantes, que Bachelet não incluiu numa série de medidas de curto e longo prazos, devido a seu alto custo.

- A verdade é que isso é o máximo que o governo pode dar. Acredito que fizemos um grande esforço e espero que ele seja valorizado e entendido - disse Bachelet neste sábado, a uma rádio local.

Ela garantiu que o governo manterá o diálogo com o movimento, apesar de ter descartado novas negociações.

- Os jovens querem o passe escolar gratuito. Isso significa mais de US$ 300 milhões (por ano). Para nós, esse pedido é extremamente alto - afirmou o ministro da Educação, Martín Zilic, após se reunir com estudantes na sexta-feira.

O ministro da Fazenda, Andrés Velasco, disse que o financiamento das medidas anunciadas está garantido e custará ao Estado cerca de US$ 135 milhões por ano.

Bachelet ofereceu aos estudantes passes escolares gratuitos aos jovens mais necessitados, que também ficariam isentos do pagamento da taxa de vestibular.

A presidente também prometeu a criação de uma superintendência de Educação e de um comitê que estudará uma profunda reforma no sistema, especialmente na Lei Orgânica Constitucional de Ensino, imposta pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]