• Carregando...
Soldados ucranianos na região da capital: segundo o Pentágono, movimentação russa não pode ser classificada como retirada
Soldados ucranianos na região da capital: segundo o Pentágono, movimentação russa não pode ser classificada como retirada| Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

O Pentágono disse nesta quarta-feira (30) que a Rússia deslocou nas últimas 24 horas menos de 20% de seus soldados que estão perto de Kiev e reiterou que essa movimentação não pode ser classificada como uma retirada.

O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby, destacou em entrevista coletiva que algumas dessas tropas foram transferidas para Belarus, mas sem oferecer cifras concretas.

Apesar desses movimentos, Kirby opinou que “se os russos estão realmente falando sério sobre a desescalada, que é o que eles estão dizendo, eles devem enviar seus soldados para casa”. “E não é isso que estamos vendo”, criticou.

A Rússia intensificou sua ofensiva na região de Donbass nesta quarta-feira, enquanto continua bombardeando Chernigov e a região de Kiev, apesar de ter anunciado um dia antes “uma redução radical” na atividade militar no norte da Ucrânia, onde a capital está localizada.

O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia garantiu nesta quarta-feira que as tropas russas continuam se retirando dos territórios das regiões de Kiev e Chernigov, mas considerou que a Rússia apenas “desistiu temporariamente do objetivo de bloquear” a capital diante das “perdas significativas” que sofreu.

A Rússia anunciou que reduziria a pressão ofensiva sobre a capital ucraniana e Chernigov, após as negociações de terça-feira com a Ucrânia em Istambul, na Turquia.

Kirby confirmou nesta quarta-feira que a Rússia está agora priorizando os bombardeios sobre a área de Donbass, no leste da Ucrânia, embora tenha observado que também ocorrem ataques aéreos contra áreas no norte, como Kiev e Kharkiv, bem como em Mariupol, no sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]