• Carregando...

Os Estados Unidos aprovaram o acordo obtido por seis países pelo qual a Coréia do Norte irá desmantelar seu arsenal nuclear em troca de ajuda energética e garantias de segurança, disse nessa terça-feira o departamento de Estado.

"Transmitimos ao governo chinês nossa aprovação do rascunho do comunicado", disse o porta-voz Sean McCormack.

A China exerce a presidência dos debates de seis países, que também envolvem Estados Unidos, as duas Coréias, Japão e Rússia. Os governos de todos esses países aceitaram, na semana passada, redigir um acordo de desarmamento nuclear da Coréia do Norte.

O acordo provisório foi enviado aos respectivos governos para sua aprovação definitiva.

"Examinamos e comunicamos nossa aprovação aos chineses, mas não posso falar em nome de outros países" do grupo, declarou McCormack.

O enviado norte-coreano, Kim Kye-Gwan, afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos planejam retirar a Coréia do Norte de sua lista de países que apóiam o terrorismo, um pedido feito insistentemente por Pyongyang.

Já o subsecretário americano de Estado para Assuntos Asiáticos, Christopher Hill, declarou hoje que os Estados Unidos estão "muito envolvidos" no processo de encerramento do programa nuclear da Coréia do Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]