• Carregando...

Um grupo de ativismo chamado Judicial Watch, que monitora o Judiciário americano, conseguiu obter do governo a liberação da gravação do momento em que o vôo 77 da American Airlines atinge o Pentágono, dentro da onda de ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

O vídeo foi feito por câmeras de vigilância do Pentágono. Existem ainda imagens a serem divulgadas de câmeras do hotel Sheraton, de um posto de gasolina e do tráfego por perto, gravado pelas câmeras do Departamento de Transporte do estado da Virgínia.

O grupo Judicial Watch prometeu postar o vídeo em seu site, cujo servidor, porém, está sobrecarregado.

Fotos da gravação mostrando o ataque e o Pentágono pegando fogo já haviam sido liberadas, mas não a imagem em movimento do Boing 757 se chocando contra o prédio.Em 2002, a CNN divulgou seis imagens fotográficas, em seqüência, do vídeo. Mesmo sob velocidade baixa, é praticamente impossível divisar o avião.

- Lutamos muito para obter este vídeo, que colocará um fim nas teorias de conspiração envolvendo o vôo 77 da American Airlines - disse o presidente do grupo, Tom Fitton, à rede CNN.

O ataque matou 184 pessoas. Cinqüenta e cinco eram passageiros, seis eram tripulantes e 125 militares e civis morreram dentro do prédio.Dentre as teorias sobre o ataque, uma afirma que o avião havia sido derrubado antes de poder se choca e outra sustenta que o que atingiu o prédio foi um míssil. Livros chegaram a ser publicados tentando provar tais teorias.

O vídeo foi obtido por intermédio da Lei de Liberdade de Informação, que dá a qualquer cidadão o direito de requisitar ao governo federal documentos que ainda não foram liberados para consulta pública. O grupo sempre sustentou que não havia base legal para a censura ao vídeo.

O governo se recusou a divulgá-lo, mas o julgamento de Zacarias Moussaoui, a única pessoa julgada e condenada nos Estados Unidos por causa dos ataques, fez com que o vídeo fosse liberado. Com o fim do julgamento - Moussaoui foi condenado a prisão perpétua - o governo decidiu liberar a gravação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]