• Carregando...
Dezenas de afegãos tentaram se agarrar a uma aeronave militar dos EUA, em um ato de desespero para tentar fugir do Afeganistão dominado pelo Talibã
Dezenas de afegãos tentaram se agarrar a uma aeronave militar dos EUA, em um ato de desespero para tentar fugir do Afeganistão dominado pelo Talibã| Foto: Reprodução/Twitter

A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou uma investigação sobre as mortes de civis relacionadas com um voo C-17 dos EUA que partiu do aeroporto de Cabul, incluindo alguns relatos de pessoas caindo do avião enquanto ele estava no ar e de restos humanos que foram encontrado no trem de pouso da aeronave.

Segundo o jornal "The Washington Post", a investigação será realizada pelo Escritório de Investigações Especiais (OSI, na sigla em inglês) da Força Aérea e deve incluir entrevistas e exames de vídeos daquele voo que decolou do aeroporto da capital do Afeganistão, os quais viralizaram nas redes sociais.

"A revisão do OSI será minuciosa para garantir que obtenhamos os fatos relacionados a este trágico incidente", disse a Força Aérea em um comunicado. "Nosso coração está com as famílias dos falecidos", acrescentou.

O que se sabe até agora

As forças armadas informaram na última terça-feira que o avião pousou brevemente na única pista do aeroporto de Cabul disponível para entregar equipamentos e apoiar as evacuações que estavam ocorrendo.

Antes que a tripulação pudesse descarregar o equipamento, "o avião foi cercado por centenas de civis afegãos que tinham cruzado o perímetro do aeroporto", acrescenta o comunicado das Forças Armadas, citado pela imprensa americana.

À medida que a situação de segurança se deteriorava, a tripulação do C-17 decidiu deixar o aeroporto o mais rápido possível, aparentemente sem evacuar ninguém.

Os restos mortais foram encontrados depois que o avião pousou na Base Aérea de Al Udeid, no Catar. A aeronave foi colocada em um local seguro para ser inspecionada, disse o jornal.

"A Força Aérea dos Estados Unidos continua focada em manter a segurança no aeroporto de Cabul para evitar que uma situação como essa aconteça novamente enquanto processamos com segurança os civis afegãos que procuram deixar o país", disse o comunicado.

Após a tomada de Cabul pelo Talibã, milhares de afegãos se aglomeraram no aeroporto da capital para tentar fugir do país enquanto todos os voos comerciais eram cancelados.

Os afegãos conseguiram entrar nas pistas e alguns deles registraram imagens em que dezenas de pessoas tentaram embarcar no avião americano durante sua decolagem.

Nesses vídeos, amplamente divulgados nas redes sociais, foi visto como pelo menos dois corpos caíram da aeronave quando ela já estava no ar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]