• Carregando...

O projeto do presidente boliviano Evo Morales para a Assembléia Constituinte - que será escolhida em julho - nacionaliza a terra e todos os recursos naturais, segundo documento obtido hoje. O projeto inclui ainda direitos exclusivos para os indígenas, proteção o cultivo de coca e estabelece uma "economia social comunitária com iniciativa privada".O documento também estabelece a "vontade indeclinável" de obter uma saída para o Pacífico - perdida em uma guerra com o Chile no século XIX - e antepõe os direitos coletivos e dos povos aos individuais. O projeto está reunido no documento "Voltar a fundar a Bolívia", editado pelo partido governamental, o Movimento ao Socialismo (MAS).

Além do castelhano, serão idiomas oficiais o aimara e o quíchua.

Já a bandeira indígena multicor, a "whipala", terá o mesmo reconhecimento oficial que a atual, vermelha, amarela e verde, segundo este documento, que até agora só tinha tido circulação restrita.

Há um mês, o Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA) boliviano havia entregue notificações a seis brasileiros assentados no departamento de Pando. Eles teriam que abandonar as terras por uma proibição constitucional vigente, mas governo boliviano hesita em despejá-los por temer um possível drama social, segundo fontes oficiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]