O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse à secretária-geral do Partido Socialista francês, Martine Aubry, que gostaria de ver uma mulher na Presidência da França. A conversa foi relatada pela francesa após tomar café da manhã com ele ontem num hotel em Dacar, onde os dois participam do Fórum Social Mundial.

CARREGANDO :)

O incentivo de Lula pode gerar constrangimento no presidente Nicolas Sarkozy, que pretende concorrer à reeleição em 2012 e foi um de seus principais aliados no campo internacional.

Dos três políticos apontados como pré-candidatos da oposição, duas são mulheres: a própria Aubry e a colega de partido Ségolène Royal. Uma delas pode enfrentar Sarkozy, da conservadora União por um Movimento Popular.

Publicidade

Lula se aproximou de Sarkozy com o objetivo de obter apoio da França à entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Em troca, ele se comprometeu a renovar a frota de caças da Aeronáutica com aeronaves da fabricante francesa Rafale. Dilma, no entanto, interrompeu a licitação em janeiro.

Veja também
  • Lula defende apoio dos países ricos à África