• Carregando...
Oficial ferroviário inspeciona um compartimento de trem danificado após a tragédia que deixou 275 mortos na Índia.
Oficial ferroviário inspeciona um compartimento de trem danificado após a tragédia que deixou 275 mortos na Índia.| Foto: EFE/EPA/PIYAL ADHIKARY

O ministro de Ferrovias da Índia, Ashwini Vaishnaw, apontou neste domingo (4) uma falha de sinalização como a causa da tragédia que deixou 275 mortos na última sexta-feira (2).

"O problema está relacionado ao intertravamento eletrônico", disse Vaishnaw à agência de notícias indiana "ANI".

Além dos 275 mortos, a tragédia deixou quase 900 feridos, no que foi o pior acidente ferroviário do século XXI no país.

"Já foi identificada a causa do acidente e também identificados os responsáveis. Neste momento os nossos esforços centram-se na restauração das linhas ferroviárias", acrescentou o ministro.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse no sábado (3) que os culpados serão severamente punidos.

Como foi o acidente

O acidente aconteceu por volta das 19h20 (hora local) de sexta-feira (2) no distrito de Balasore, na região de Odisha.

Um trem de passageiros descarrilou e bateu em um segundo comboio, de acordo com as informações das autoridades ferroviárias. Um terceiro trem de carga também se envolveu no acidente.

Concluídos os trabalhos de busca e resgate de possíveis sobreviventes e após a remoção dos corpos do local, as autoridades continuam empenhadas em restabelecer a circulação ferroviária no local do acidente.

"Todos os 21 vagões que viraram e descarrilaram foram removidos. A área agora está sendo limpa de eixos, rodas e outros componentes", disse a divisão sudeste da Indian Railways em um comunicado.

Oposição pede renúncia de ministro

Opositores do atual governo indiano, como os do histórico Partido do Congresso (INC, na sigla em inglês), têm exigido a renúncia do ministro de Ferrovias e apontam uma falta de orçamento para a manutenção dos trilhos enquanto o governo indiano busca modernizar a malha com trens de médio porte de alta velocidade.

A rede ferroviária indiana é a quarta do mundo, atrás de Estados Unidos, Rússia e China. Ela conta com uma extensão de 68 mil quilômetros, 21.650 trens e 7.349 estações em todo o país. Diariamente são cerca de 23 milhões de passageiros transportados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]