• Carregando...
Moradores de Taytay, oeste de Manila, fogem de enchente: depois da tempestade Ketsana, país teme o tufão Parma | Ted Aljibe/AFP
Moradores de Taytay, oeste de Manila, fogem de enchente: depois da tempestade Ketsana, país teme o tufão Parma| Foto: Ted Aljibe/AFP

Manila - A presidente das Filipinas, Glo­­ria Macapgal Arroyo, declarou ontem todo o território filipino como "zona de catástrofe" com a aproximação do tufão Parma, que ameaça 1,8 milhão de pessoas, segundo alerta da Organi­­zação das Nações Unidas (ONU). O Parma deve chegar antes mesmo do país se recuperar dos danos causados pela tempestade tropical Ketsana, que deixou 293 mortos, 42 desaparecidos e 2,5 milhões de desabrigados.

"Esta medida permitirá a todas as administrações regionais utilizar os fundos de urgência governamentais, assim como controlar o preço dos produtos de primeira necessidade", explicou o ministro filipino de Informação, Cerge Remonde.

O serviço meteorológico das Filipinas indicou que Parma, que viaja com ventos sustentados de 195 km/h e sequências de até 230 km/h, está a 150 quilômetros de Catanduanes, no litoral oriental, e deveria tocar a terra na madrugada de hoje.

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), alertou que 1,8 mi­­lhão de pessoas estão diretamente ameaçadas pela chegada do tufão Parma.

Segundo a porta-voz da agência, Elisabeth Byrs, 8,5 milhões de pessoas vivem na rota esperada do tufão e 1,8 milhões estão nos locais onde os ventos serão mais fortes.

As autoridades começaram a retirar residentes em zonas on­­de os ventos podem ter um im­­pacto máximo, como na Pro­­vín­­cia de Laguna, vizinha a Manila, levando cerca de cem pessoas a lugares seguros.

O ministro da Defesa filipino, Gilberto Teodoro, advertiu à população que não acudirão em seu resgate se não obedecem a ordem de retirada, que já afeta às Províncias de Catanduanes, Camarins Norte, Quezón, Auro­­ra e Polillo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]