A polícia da França prendeu três membros do grupo separatista basco ETA, incluindo Aitzol Iriondo, o suposto novo líder militar do grupo, informou o governo francês nesta segunda-feira (8). As prisões ocorreram nesta segunda no sul do país.

CARREGANDO :)

Iriondo "poderia estar relacionado" com o assassinato de dois guardas civis na cidade francesa de Capbreton em dezembro de 2007, segundo o ministro espanhol do Interior, Alfredo Rubalcaba.

Os guardas civis foram mortos na saída de uma cafeteria por três homens, dois dos quais foram presos logo em seguida.

Publicidade

Em 17 de novembro, Garikoitz Aspiazu Rubina, conhecido como Txeroki, foi capturado na França. Acredita-se que ele estava envolvido nos ataques, incluindo a explosão de uma bomba, ao aeroporto de Madri em 2006.

As prisões aconteceram após o atentado fatal em 3 de dezembro a um empresário de 71 anos na cidade basca de Azpeitia, pelo qual o governo espanhol responsabiliza o ETA.

Autoridades espanholas disseram que o grupo foi reduzido a um número relativamente pequeno de militantes. No entanto, eles continuam promovendo ataques a bomba regularmente.

O ETA iniciou sua violenta campanha de independência dos tradicionais territórios bascos no norte da Espanha e sudoeste da França no últimos anos de ditadura de Francisco Franco em 1960, e já matou mais de 800 pessoas em quatro décadas.

Veja também
  • China ameaça boicotar produtos franceses
  • Ladrões levam US$ 108 milhões em jóias em Paris
Publicidade