O genro do rei da Espanha Iñaki Urdangarin, homem de negócios e medalhista olímpico, compareceu neste sábado (25) ao tribunal de Mallorca para prestar declaração diante de um juiz por uma acusação de corrupção.

CARREGANDO :)

"Compareço hoje para mostrar minha inocência, minha honra, minha atividade profissional. Durante estes anos eu exerci minhas responsabilidades, tomei decisões de maneira correta e com total transparência", declarou aos jornalistas com o rosto tenso.

O duque de Palma, esposo da infanta Cristina, a filha mais nova do rei Juan Carlos, é suspeito de desviar dinheiro de fundos públicos.

Publicidade

Urdangarin foi recebido com vaias por uma centena de manifestantes que gritavam "cuidado com a carteira, chega Urdangarin" ou agitavam faixas com dizeres como "monarquia=corrupção".

Ele é protagonista principal de uma novela midiática-judicial sem precedentes na Espanha - jamais houve um escândalo em torno do rei Juan Carlos, um soberano muito respeitado por ter implantado a democracia depois da morte do ditador Francisco Franco em 1975 - envolvendo "falsificação de documentos, desvio de fundos públicos e fraude", revela a documentação do caso.