• Carregando...
Soldados do Sri Lanka caminham num lago na recente captura da capital do país no território de Paranthan | Stringer / Reuters
Soldados do Sri Lanka caminham num lago na recente captura da capital do país no território de Paranthan| Foto: Stringer / Reuters

Forças do governo capturaram a capital de fato do grupo separatista Tigres Tâmeis, a cidade de Kilinochchi, no norte do Sri Lanka, nesta sexta-feira (2), aplicando um golpe devastador aos rebeldes que lutam por um Estado independente. No entanto, em um sinal de que mantêm a capacidade de contra-atacar, um suicida supostamente ligado ao grupo Tigres Tâmeis detonou uma bomba próximo aos edifícios da força aérea, no centro da cidade de Colombo.

Dois pilotos foram mortos, de acordo com o porta-voz da polícia, Ranjith Gunasekara. O suicida, que tinha como alvos as tropas que saíam do trabalho, feriu outras 30 pessoas.

O ataque rompeu o clima festivo que havia se espalhado pela capital Colombo após o presidente do país, Mahinda Rajapaksa, anunciar a captura de Kilinochchi em um discurso transmitido em rede nacional de televisão. Pessoas soltavam fogos de artifício, dançavam nas ruas e agitavam bandeiras do Sri Lanka.

"Nossas bravas e heroicas tropas capturaram Kilinochchi, que era considerada o principal bastião do LTTE", afirmou, em referência ao antigo nome do grupo rebelde - Tigres de Libertação do Tâmil Eelam. "Pela última vez, peço que o LTTE baixe as armas e se renda", acrescentou.

Os rebeldes vêm lutando desde 1983 para criar uma nação independente no norte e no leste do país para os tâmeis, que sofreram décadas de marginalização por sucessivos governos controlados pela maioria cingalesa. O conflito matou mais de 70 mil pessoas.

O grupo separatista dos Tigres Tâmeis informou em um comunicado na internet que a capital rebelde e o quartel-general foram transferidos antes do assalto das tropas do governo. Rebeldes não foram encontrados para comentar as declarações do governo, mas no passado o grupo insurgente disse que continuaria a luta mesmo se Kilinochchi fosse tomada. O exército cingalês capturou Kilinochchi pela primeira vez em 1996, mas a cidade foi retomada dois anos depois pelos insurgentes.

Há dois meses que o governo dizia que a queda da cidade era iminente. Mas os Tigres Tâmeis construíram uma linha de fortificações de terra e pedras de 17 quilômetros próxima à cidade e resistiram ao avanço das tropas. As batalhas deixaram centenas de mortos.

O exército cingalês conseguiu romper a linha na quinta-feira e capturou um ponto estratégico ao norte de Kilinochchi, que permitiu o ataque em três frentes contra a cidade, disseram os militares.

As tropas entraram na capital insurgente na manhã desta sexta-feira, disse Lakshman Hulugalle, um porta-voz militar. Os militares disseram que encontraram uma resistência muito fraca na cidade, o que indica que houve uma retirada geral dos insurgentes para as bases nas selvas. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]