• Carregando...

A comissão que vai apurar a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina da Embaixada brasileira de La Paz e sua entrada no Brasil foi nomeada nesta terça-feira (26) em portaria publicada no Diário Oficial da União. Pinto Molina chegou a Brasília no domingo (25) com a ajuda do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, após ficar asilado por mais de um ano na Embaixada brasileira alegando perseguição política. Pinto Molina é esperado no Senado nesta terça-feira para prestar esclarecimentos sobre seu asilo voluntário e sua retirada da Bolívia.

O grupo será presidido pelo auditor-fiscal da Receita Federal Dionísio Carvalhedo Barbosa, que é hoje assessor especial do ministro-chefe da Controladoria Geral da União. Além dele, irão compor a comissão os embaixadores Clemente de Lima Baena Soares e Glivânia Maria de Oliveira.

Também foi publicada no diário a exoneração do ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, que deixou o governo após reunião com a presidente Dilma Rousseff na noite de segunda-feira, desgastado pelo impasse diplomático criado com a Bolívia após a fuga do senador.

A operação que trouxe Pinto Molina para o Brasil foi vista pelo Palácio do Planalto como um verdadeiro desastre e a permanência de Antonio Patriota no cargo se tornou insustentável.

Patriota será substituído por Luiz Alberto Figueiredo, representante do Brasil junto à ONU. Aos 58 anos, Figueiredo também foi o negociador-chefe para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, realizada no Rio de Janeiro, no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]